Sintese denuncia atraso de salários em Aquidabã

(Foto: Arquivo/ Divulgação/Sintese)

A situação do magistério no município de Aquidabã, agreste sergipano, não é nada confortável. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese) da região, tanto os salários referentes ao mês de maio e junho desse ano estão em atraso, situação que estaria complicando o orçamento familiar e sobrevivência dos professores.

“É uma situação que iniciou em janeiro desse ano, quando o salário só foi pago em março. De lá para cá ficou temos enfrentado esses atrasos e o prefeito desde 2014 não senta para conversar com os professores, quando se comunica, é por ofício”, informou o professor Vanderlei Silva, coordenador da subsede do Sintese no baixo do São Francisco-1.

Ainda de acordo com Vanderlei, os professores chegaram a ocupar a prefeitura do município no primeiro semestre, mas o prefeito, através da justiça, teria conseguido a ordem de reintegração de posse. O professor disse que o Ministério Público chegou a pedir o bloqueio das contas do município, mas novamente a prefeitura conseguiu reverter o quadro. “Nós continuamos na expectativa de que ele regularize os salários. Já entramos com ações no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e estamos aguardando. O primeiro semestre de aulas está prestes a terminar, mas já estamos programando atos para o segundo período do ano”, acrescentou Vanderlei.

Na última quarta-feira, 6, um grupo de diretores do Sintese esteve no TCE para denunciar outras quatro prefeituras por atrasos recorrentes dos salários. Cristinápolis, Santo Amaro, Campo do Brito e General Maynard, segundo o Sintese, têm atrasado a folha do magistério em diversas ocasiões.

Prefeitura

O vice-prefeito de Aquidabã, Cleto Maia [PSB], entrou em contato com a redação do Portal Infonet após a matéria ir ao ar para para se pronunciar sobre a denúncia. Ele fez críticas a gestão do prefeito José Carlos dos Santos [PMDB], qual diz ter rompido aliança desde as eleições estaduais, em 2014. Cleto afirmou que não só os professores, mas os funcionários da limpeza, merenda e vigilantes estão com os salários atrasados. 

Entramos em contato com a secretária de Educação de Aquidabã, de primeiro nome Telma, mas ela informou para nossa equipe de reportagem que o assunto deveria ser tratado diretamente com o prefeito. Se dispôs a passar o contato da secretária do prefeito, mas a ligação caiu. Ligamos novamente e nossas chamadas não foram atendidas. Tentamos diretamente com a prefeitura, mas novamente as ligações não foram atendidas. Permanecemos à disposição através do telefone 2106-8000 ou pelo e-mail jornalismo@infonet.com.br.

Por Ícaro Novaes

A matéria foi alterada às 17h20 para acrescentar as denúncias do vice-prefeito

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais