7 de setembro: desfile terá novas mudanças

Uma das principais alterações foi a ordem dos desfiles (Foto: SEED)

O desfile de 7 de Setembro deste ano será marcado por um resgate do espírito de civismo por todos os que farão parte do evento. Isso será possível graças às mudanças feitas pelo secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, no regulamento que rege o desfile.

Uma das principais alterações foi a ordem dos desfiles. A parir de agora, as escolas da rede estadual de ensino, que desfilavam por último, passarão pela avenida em primeiro lugar, após o desfile das unidades militares.

Elas serão seguidas pelas escolas particulares, por último, pelas instituições comunitárias. As unidades escolares que desfilarão devem possuir banda própria, e as instituições comunitárias serão divididas em blocos com duas bandas para atendê-las.

Segundo o maestro da Secbanda, Rivaldo Dantas, outra mudança importante será evitar o desgaste do público com respeito ao desfile demorado.

“O público ficava cansado e abandonava a avenida. Além disso, havia o desgaste físico dos componentes que desfilavam. Essa alteração veio dar mais brilhantismo e objetividade ao evento”, explicou.

Sem coreografias

A partir deste ano, as bandas não desfilarão mais com corpos coreográficos.

“Eles eram responsáveis, inclusive, pela demora, porque eles fazem paradas”, disse o maestro, ressaltando as exibições e apresentações coreográficas que se faziam em anos anteriores não possuíam nenhuma relação com o que se deve apresentar no desfile de 7 de Setembro.

Com respeito às bandas, os próprios mores, que são comandantes do desfile, terão uma postura diferente. Não serão mais permitidos exibicionismos, nem exageros nas vestimentas.

Capacitação

Para adequar o desfile de 7 de Setembro aos padrões, a Seed ofereceu, no mês de maio, uma capacitação para instrutores e mores.

O curso, que teve 40 horas semanais, contou com a participação de cerca de 50 pessoas, e foi ministrado na sede da Secbanda, por professores especializados do sul do Brasil.

“O secretário de Educação, Jorge Carvalho, fez esse novo regulamento com o objetivo de resgatar o sentimento cívico para as nossas datas comemorativas. O 7 de Setembro é uma data cívica. Temos que valorizar os símbolos da pátria”, finalizou o maestro Rivaldo Dantas.

Fonte: SEED

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais