80ª Corrida do Fogo Simbólico abrirá Semana da Pátria

Solenidade ocorre dia 1º (Foto: Maria Odília)

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação, abrirá solenemente a Semana da Pátria 2016 no dia 1º de setembro, às 9h, na praça Fausto Cardoso, no Centro de Aracaju, com a realização da 80ª Corrida do Fogo Simbólico.

Alunos atletas da rede estadual de ensino que se destacaram em competições nos últimos meses farão o revezamento da tocha com o fogo simbólico até conduzi-lo às mãos do secretário de estado da Educação, Jorge Carvalho.

Em reunião realizada no último dia 11, com diretores de escolas da rede estadual de ensino que participarão do desfile cívico do dia 7 de setembro, a superintendente executiva da Educação, Marieta Barbosa, apresentou a programação do evento e ressaltou que a mudança mais significativa nesta edição está na montagem do palanque, que será instalado entre o palácio-museu Olímpio Campos e a Escola do Legislativo, em decorrência das obras de reforma na praça Fausto Cardoso.

Obedecendo ao que rege a lei federal nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, e a Portaria nº 3565/2016, a partir do primeiro dia de setembro até o Sete de Setembro, todas as escolas da rede estadual de ensino deverão hastear e arriar as bandeiras de Sergipe e do Brasil.

Desfile

As atividades da Semana da Pátria culminarão no dia de sete de setembro, feriado da Independência do Brasil, com o Desfile Cívico Militar e Estudantil, na Avenida Barão de Maruim, no centro da capital.

Com o tema "Tecnologia a Serviço da Educação", o Desfile iniciará às 8h com a Parada Militar, e prossegue com o Desfile Estudantil, tendo a participação de 24 escolas, sendo 20 da rede pública estadual e quatro da rede particular de ensino.

“Este ano o diferencial no Desfile Cívico Militar e Estudantil de 7 de Setembro será o repertório das bandas escolares, que voltarão a executar músicas marciais, deixando de lado os ritmos populares, para não perdemos o foco cívico da comemoração”, afirmou o maestro e diretor da Banda Interescolar do Estado (Secbanda), Rivaldo Dantas.

Valores cívicos

Os professores, servidores e comunidade em geral estão sendo incentivados a participar das solenidades do Hino Nacional, bem como de palestras, seminários e atividades pedagógicas relacionadas ao tema do Desfile.

Segundo o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, as diretrizes estabelecidas pela Seed para o Desfile deste ano consideraram a importância do fortalecimento dos valores cívicos e culturais, do sentimento de identidade, respeito e pertencimento à nação brasileira na formação da cidadania.

Instituições de ensino

O desfile da Banda Intersetorial da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SecBanda) abrirá a parada estudantil, seguido dos carros alegóricos e um pelotão abre-alas.

A tradição do desfile será mantida com a participação das escolas da Grande Aracaju circunscritas à Diretoria Regional de Educação 8 em um único pelotão e banda marcial própria. O encerramento será com a participação do Colégio Estadual Atheneu Sergipense.
As instituições comunitárias serão limitadas a um pelotão representativo das diversas instituições e conduzidas peia banda marcial do Instituto de Educação Rui Barbosa (IERB).

Critérios de participação

Os critérios foram estabelecidos pela Seed através da Portaria nº 2.266/2016, de 17 de maio de 2016, através da qual o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, regulamentou a participação das instituições educacionais e comunitárias do desfile promovido pelo Governo de Sergipe.

As escolas realizaram uma pré-inscrição no período de 25 a 29 de junho de 2016 e não necessitou utilizar os critérios para escolha, já que a quantidade de vagas correspondeu à quantidade de inscritos. “Foram inscritas 15 escolas e tínhamos estabelecido 15 vagas. Não precisamos utilizar os critérios estabelecidos na portaria para avaliação de participação", explica a superintendente executiva da Educação", Marieta Barbosa.

Histórico

O “Fogo Simbólico da Pátria” surgiu em 1937, como ideia de um grupo de patriotas, no Rio Grande do Sul, que procurava um símbolo que representasse o ardor cívico do nosso povo. A escolha recaiu sobre o FOGO, elemento cuja descoberta deu início à evolução do homem.
Levada a ideia à Liga de Defesa Nacional, foi acolhida com muito entusiasmo, sendo complementada com o acréscimo de que o Fogo Simbólico da Pátria deveria percorrer o território nacional, numa corrida de revezamento que iria ser denominada Corrida do Fogo Simbólico da Pátria.
Assim, em 1938, foi realizada uma pequena corrida, num trecho de 26 km, entre as cidades de VIAMÃO e de PORTO ALEGRE, constituindo-se ela na primeira Corrida do Fogo Simbólico da Pátria.

Fonte: SEED

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais