![]() |
(Foto: Seed) |
A Secretaria de Estado da Educação (Seed), realizou na manhã desta segunda-feira, 16, no auditório do anexo III do Complexo Administrativo e Pedagógico da Seed uma reunião para consulta pública referente ao Programa Nacional Escola Sustentáveis (PNES) do Ministério da Educaçã (MEC). A reunião teve como intuito orientar gestores a implementar diretrizes curriculares de educação ambiental nas escolas. Participaram deste encontro representantes de secretarias municipais de educação, de regionais de Educação (DREs), além de professores e gestores escolares.
A professora Conceição Cruz, coordenadora de Educação Ambiental da Seed, explicou que é importante os gestores conhecerem o PNES a fim da inserção da unidade escolar nesse programa. "O foco da reunião de hoje é orientar os participantes a preencher corretamente o documento que descreve a situacional sócio-ambiental da escola e do município em que ela está inserida", explicou Conceição Cruz.
A inserção de escolas no Programa Nacional Escola Sustentáveis (PNES) exige três pré-requisitos. A escola está localizada em área de risco ou vulnerabilidade social, ter projeto inscrito na Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) e ter uma Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas Escola (COMVIDAS). "Tendo um desses pré-requisitos já é suficiente para que a escola seja inserida PNES", explicou Conceição Cruz.
A coordenadora de Educação Ambiental Seed reforçou que o PNES temo como objetivo maior contribuir para que as escolas se tornem espaços educadores sustentáveis, considerados como espaços que realizam sua própria transformação, na intencionalidade de educar para a sustentabilidade. "Queremos que nossas escolas entre em sintonia com o programa inserindo a Educação Ambiental como tema transversal em todos os níveis e modalidades de ensino", disse a professora Conceição.
Os educadores que participaram do encontro acharam muito importante a iniciativa da SEED. A professora Rivânia Mota, por exemplo, que estava representando a Secretaria de Educação de Nossa Senhora da Glória, afirmou que o encontro, além de dirimir dúvidas serviu, para socializar projetos exitosos. "Alguma escolas de Nossa Senhora da Glória já estão engajadas em projetos de sustentabilidade, porém queremos aumentar ainda mais o número de escolas participantes. Conhecendo melhor a importância do Programa Nacional Escola Sustentáveis com certeza, estimula os educadores a realizarem mais projetos que tragam benefícios ambientais ao nosso município", disse a professora.
Já a professora Isis de Melo, técnica da Diretoria Regional de Educação com sede em Itabaiana (DRE 3) pretende levar a proposta do PNES a escolas do agreste sergipano. "Quero ser uma multiplicadora desse programa na minha regional para que as escolas possam elaborar projetos que fortaleçam a participação do jovem e da comunidade em atividades escolares da nossa região", disse a professora.
A professora Marise Simon, representante da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA) destacou que a ideia neste momento é convencer as escolas situadas em Aracaju a participarem do COMVIDAS e elaborarem projetos que possam ser apresentados na V CNIJMA. "Elaborar projetos e inscrevê-lo no CNIJMA já é um pré-requisito para a inserção das escolas no PNES por isso é importante dirimir todas as duvidas e socializar projetos com os colegas", revelou a professora.
Fonte: Ascom Seed