|
Reunião conselho (fotos Vieira Neto) |
A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica (Fapitec/SE), pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), lancará mais quatro novos editais ainda em junho. Osprojetos foram aprovados na última sexta durante reunião do conselho.
A previsão é de que sejam lançados ainda este mês os seguintes editais: Programa de Apoio a Olimpíadas de Ciências e Projetos de Popularização da Ciência, Programa de Apoio e Desenvolvimento de Políticas Públicas para o estado de Sergipe, Apoio à publicação de livros e o Projeto de Pesquisa em Educação Ambiental na Escola. Segundo o secretário Saumíneo Nascimento, os projetos de popularização da ciência e de pesquisa nas escolas são importantes, pois já preparam o aluno de ensino médio para a universidade.
“Acho fantástico levar as olimpíadas para Projetos estimulaas escolas, porque quando o aluno chega à escola já está participando dessas atividades desde o ensino médio. Isso acaba motivando muitos estudantes, por isso é muito importante a divulgação desses editais de popularização e olimpíadas nas escolas”, enfatiza o secretário da Sedetec.
O presidente da Fapitec, Ricardo Santana, explica que com a aprovação desses quatro editais pelos conselheiros, a Fapitec
|
Ricardo Santana |
praticamente encerra o ciclo de lançamento de editais que foram anunciados no dia 22 de maio. “Hoje fizemos a análise dos editais que serão lançados ainda neste mês. Estamos fechando esse ciclo em 2014, cumprindo o compromisso assumido pelo governo em relação à área de ciência e tecnologia para o presente exercício. Restam somente três editais, que devem ser lançados no segundo semestre, após encerrar as tratativas dos convênios com o CNPq. Os editais anunciados representam ações importantes em políticas públicas, seja para estimular a pesquisa na escola ou mesmo na avaliação de ações desenvolvidas pelas secretarias de Estado”, explica.
Além do lançamento dos editais, também foram anunciadas as empresas contempladas no edital TECNOVA – Programa INOVASE, já disponível no site.