Programa Novos Rumos abre inscrições para 360 vagas

(Foto: Divulgação)

O Programa Sergipano de Qualificação Profissional Novos Rumos abriu inscrições para 360 novas vagas distribuídas nos espaços Novos Rumos dos bairros Bugio e Santa Maria, em Aracaju, e no conjunto João Alves, em Nossa Senhora do Socorro. Lançado em agosto de 2011 pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), o Programa oferece cursos de capacitação que abrem as portas para o mercado de trabalho. As inscrições deverão ser efetuadas nas unidades dos bairros determinados. As aulas têm início em 1º de julho.

Para o Espaço Novos Rumos do bairro Bugio, há 180 vagas abertas distribuídas nos períodos da tarde e noite, nas áreas de pedreiro, instalador hidráulico, eletricista predial, pintor imobiliário e informática básica. No conjunto João Alves, o espaço disponibiliza 120 vagas nas áreas de cuidador de idosos, pintura em seda e tecido, garçom, manicure, pedicure e informática básica, nos períodos da manhã e tarde. No bairro Santa Maria, são 60 vagas disponíveis para os cursos de garçom, porteiro, vigia e pintor imobiliário, nos turnos da manhã e tarde.

Consolidação

O coordenador do Novos Rumos do Departamento de Renda e Cidadania (DRC) da Seides, Melquíades Freitas, ratificou o sucesso do Programa. “Em 2014, o Programa está a todo vapor. Há um fator muito bacana que é o baixo número de evasão, além das equipes do Senai e Senac que são extremamente qualificadas. A partir do momento que trabalhamos com foco de equipe, as coisas acontecem. Já há uma consolidação, as comunidades já sabem o que é e aonde procurar capacitação. É uma marca que está dando certo”.

A proposta para o segundo semestre é que a unidade situada no conjunto João Alves também tenha funcionamento no horário da noite, e que o atendimento ao público dos três espaços seja dobrado, como explica o coordenador. “Nosso principal foco é oferecer mais vagas à população. Foram ajustadas todas as demandas de estrutura administrativa e questionamentos apresentados pelos beneficiários. Além disso, levantamos todas as demandas que deverão ser acertadas pelas unidades executoras (Senai e Senac) do Novos Rumos”.

Balanço

De janeiro a junho deste ano, os três Espaços Novos Rumos receberam investimento superior a R$314 mil, beneficiando 860 pessoas, com oferta de cursos através de convênio firmado entre Seides e Sistema S, em consonância com a demanda apontada pelo empresariado sergipano, divididos em três áreas prioritárias: construção civil, prestação de serviço e inclusão digital.

O Programa

O 'Novos Rumos' resgata a autoestima e oferece à população de baixa renda com perfil para fazer parte do Cadastro Único (CadÚnico) conhecimentos para que cada participante dos cursos esteja mais habilitado a buscar uma vaga no mercado de trabalho.

No período de 2009 a 2013, foram qualificados 13.073 beneficiários. Somente para 2014, já foram contratados cursos para o atendimento de 3.120 pessoas, com possibilidade de ampliação para 3.980, de acordo com a demanda da população. O projeto atende, prioritariamente, cidadãos que se encontrem em situação de extrema pobreza e estejam inseridos no Cadastro Único (CadÚnico).

Atualmente, o Programa Novos Rumos atende a população dos municípios Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão.

Fonte: Ascom Seides

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais