![]() |
Seides realiza encontro com gestores municipais sobre execução do Pronatec (Foto: Edinah Mary) |
Ansiedade é a palavra que define o meu estado de expectativa neste momento de Reunião com o Comitê Gestor do Pronatec em Sergipe. Isso porque, com certeza, será uma oportunidade para a troca de experiência entre dezenas de gestores e operadores municipais, o que pode contribuir bastante, facilitando e melhorando, o funcionamento do sistema e a atuação dos técnicos na execução das atividades relacionadas ao Programa”, explicou Iara Oliveira, secretária municipal de Assistência Social de Nossa Senhora do Socorro, durante a Reunião com o Comitê Gestor do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) realizada na manhã desta sexta-feira, 25, pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides).
Direcionado para os gestores municipais, o encontro teve o intuito de orientá-los sobre as pactuações para as turmas a serem encaminhadas no segundo semestre deste ano, além de apresentar o resultado do balanço dos atendimentos realizados em Sergipe durante o primeiro semestre de 2014.
Estância é outro município sergipano que tem trabalhado bastante e com intensidade na execução das atividades do Programa. De acordo com Selma de Oliveira Silveira, supervisora do Pronatec no município, a importância da realização desse encontro está no fato de ser um momento em que os representantes municipais se encontram para organizar e articular melhor as ações do Programa e, assim, a profissionalização dos cursos e dos beneficiários.
“Estamos trabalhando para ampliar a oferta da quantidade de cursos no município, já que, atualmente, estamos com 500 pessoas na lista de espera para participar de um curso do Pronatec. Esse está sendo o nosso maior desafio, que é a conseqüência do resultado exitoso na execução das atividades do Programa em Estância, onde os cursos do Programa já atenderam a 1500 beneficiários até junho deste ano. Inclusive, já estamos com inscrições abertas para várias turmas a serem encaminhadas neste segundo semestre”, explica Selma.
Intermediação
De acordo com a secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, a ocasião tem o intuito de estreitar o contato entre o Governo do Estado, através da Seides, e os representantes municipais para reforçar a importância da consciência e do papel que cada coordenador e operador tem na execução das ações do Pronatec em suas cidades.
“Agradecemos todo o apoio dos gestores e operadores presentes neste momento de fundamental importância, por buscar promover o desenvolvimento sergipano por meio da qualificação de estrutura tanto para os cursos, quanto para os operadores, técnicos, professores e beneficiários. Essa melhoria, a cada dia, se torna ainda mais necessária e essencial por causa da perspectiva atual da chegada de novas indústrias em Sergipe e, consequentemente, de profissionais cada vez mais capacitados e prontos para poder entrar e permanecer no mercado de trabalho, atendendo com qualidade às necessidades das demandas nesses ambientes. Mais uma comprovação da consolidação do Pronatec em Sergipe e dos avanços em suas ações é a necessidade de ampliação da quantidade da oferta de cursos e de turmas em todos os municípios. Isso é maravilhoso porque mostra que alcançamos o objetivo principal do Programa, que é o de qualificar e preparar profissionais para possibilitar a sua inserção e a sua continuidade no mercado de trabalho, reduzindo a quantidade de pessoas em situação de pobreza e de extrema pobreza. Já avançamos bastante e queremos avançar ainda mais”, ressalta Eliane.
Sergipe
Segundo levantamento do DRC da Seides, responsável pela articulação do Pronatec em Sergipe, atualmente, todos os 75 municípios executam o Programa, totalizando mais de 34 mil beneficiários, até junho deste ano; e R$ 27 milhões investidos, até 2013. As vagas do programa são ofertadas, prioritariamente, a pessoas com baixa escolaridade inclusas no Cadastro Único e que estejam em situação de pobreza e extrema pobreza.
Inclusão produtiva urbana
Executado pelos municípios, o Pronatec é desenvolvido pelo Governo Federal com foco na qualificação profissional do trabalhador brasileiro em situação de baixa renda. Em cada uma das cidades, a inclusão produtiva articula ações e programas que favorecem a inserção no mercado de trabalho seja por meio do emprego formal, do empreendedorismo ou de empreendimentos da economia solidária.
Com informações da Seides