Presidente Fenaj aposta na volta do diploma jornalistas

Celso Schroder: "Estamos muito esperançoso com a volta do diploma" (Fotos: Portal Infonet)

Após uma hora e 30 minutos de atraso, teve início o debate com o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Celso Augusto Schroder, no auditório da Didática VI da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Com o inesperado “chá de cadeiras”, muitos estudantes foram embora, assim como vários profissionais da imprensa, que precisavam cumprir outras pautas.  Celso Schoder disse acreditar no retorno da exigência do diploma de jornalistas, o mais rápido possível.

“Nós estamos muito esperançosos, de ainda este ano conquistarmos a volta do diploma. Existem duas emendas parlamentares. Já vencemos uma e até o final do ano, no máximo no início do ano que vem, teremos essa vitória”, ressalta o presidente da Fenaj.

Coordenadora Departamento de Jornalismo, Greice Scheider, abriu o evento

Indagado sobre os processos sofridos pelos jornalistas, por meio de candidatos às eleições 2014, Celso Schoder destacou: “Não é de agora que esses processos vem acontecendo, o marco regulatório está insuficiente e estamos sem uma lei de proteção. O judiciário precisa ser sensível, que ao aplicar a lei não pode inibir, nem impedir a atividade dos jornalistas”.

No debate foram discutidas também, as novas Diretrizes Curriculares do Curso de Jornalismo. Para a coordenadora do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe, Greice Schneider, “essa é uma oportunidade única em que a  Fenaj vem à universidade em plena discussão das novas diretrizes curriculares. Vivemos um momento de plenitude digitalizada por meio da convergência dos meios e queremos discutir para onde vai o jornalismo, além de discutir  sobre liberdade de imprensa e sobre o caso Cristian Góes [condenado por ter publicado um texto fictício]".

Estudantes lotaram o auditório da Didática VI

Mas, muitos cansaram de esperar e saíram

Helena Sader: "Tinha outros compromissos"

“Eu estava ansiosa por esse debate, esperei até agora [11h20], mas agora fiquei sabendo que o pessoal da Fenaj e do Sindijor está em um evento da OAB. Não vou mais esperar porque tenho outro compromisso. Não entendo porque privilegiaram a OAB e deixaram os estudantes esperando tanto tempo”, lamenta a estudante Helena Sader.

O presidente da Fenaj pediu desculpas pelo atraso e representantes do Sindijor informaram que a demora foi por conta do encontro com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE), Carlos Augusto Monteiro, visando discutir as ações contra jornalistas que atuam no Estado de Sergipe.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais