Sindipema: Programas educacionais e autonomia em debate

Debates iniciaram nesta terça, 07 (Foto: Ascom Sindipema)

O Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema) deu início nesta terça-feira, 7, o mês em comemoração pelo dia do professor celebrado dia 15 deste mês. Com isso, foi realizada uma mesa de debate voltada à valorização do profissional de educação e abordagem de temas que afligem os docentes.

O primeiro palestrante foi o professor e psicólogo Walter Takemoto, atual assessor da secretaria da Educação do Rio Branco/AC, que abordou sobre Programas Educacionais na rede municipal de ensino.

De acordo com Walter Takemoto, nenhuma solução externa a escola a exemplo da compra de pacote educacional para ser ofertado aos docentes "obrigando-os" a utilizarem na rede de ensino não trará um resultado satisfatório. “As pesquisas educacionais apontam que a única solução possível é o investimento na qualificação e valorização dos professores. O que é preciso, além disso, é que a escola conte com um trabalho coletivo permanente, com recursos didáticos e pedagógicos de qualidade e gestão democrática das escolas. Sem isso, não terá resultado porque os pacotes educacionais não dão certo e já se provou em vários locais que não existe milagre na educação. A educação só tem resultado a longo prazo e com investimentos permanentes”, acredita Takemoto.

Walter Takemoto diz que os pacotes educacionais não são a solução para o ensino (Fotos: Portal Infonet)

Adelmo Menezes presidente do Sindipema

Heleno Araújo é a favor da autonomia pedagógica 

Ainda na oportunidade, Heleno Manoel Gomes de Araújo Filho, secretário de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), abordou sobre a “Autonomia Pedagógica da Escola”.

“A gente defende que a escola tem que construir o espaço de participação e autonomia, onde há muito processo de imposição. O sistema de ensino acaba por comprar pacotes prontos e impor que o professor imponha esse pacote e isso causa prejuízo à educação no país. A demanda tem que partir do coletivo que faz a escola, os pais e alunos tem que ter autonomia para elaborar seu currículo e projeto político pedagógico e colocar em prática. O poder tem dever de colocar condições para que seja implementado com equipamentos e infraestrutura para que o projeto seja executado e isso não ocorre em Aracaju e nem no país”, afirma.

Para o presidente do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), Adelmo Meneses Santos, a proposta da nova presidência do Sindicato é buscar valorizar o profissional. “Estamos no mês de outubro e dia 15 é dia professor e a proposta da nova diretoria é o mês do professor. Estamos iniciando hoje com a mesa de debate com temáticas críticas por problema que estamos passando que é a implantação de programas que a própria escola rejeita”, diz.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais