Professor lança livro “”O mito de Inglaterra””

(Fotos: Ascom)

Professor Luiz Eduardo Oliveira

Resultado de dois anos intensos de pesquisa, o livro “O Mito de Inglaterra: anglofilia e anglofobia em Portugal (1386-1986)”, do professor Luiz Eduardo Oliveira, do Departamento de Letras Estrangeiras da UFS, será lançado no próximo dia 9 de dezembro, às 18h, no Museu da Gente Sergipana.

O objetivo da obra, publicada pela editora portuguesa Gradiva, é “apreender, nos discursos que ‘narram’ Portugal na longa duração de sua história, os momentos de tensão, ambiguidade e oscilação das representações anglofóbica e anglófila da Inglaterra e do povo inglês, tomando como base as relações político-diplomáticas, dinásticas e culturais entre os dois países”.

"A ideia deste livro foi-me sugerida pelo professor José Eduardo Franco, à época supervisor do meu estágio pós-doutoral realizado no Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, entre março de 2011 e março de 2012. Numa de nossas primeiras conversas para desenvolvimento da pesquisa “Da Anglofobia à Anglofilia: as letras inglesas e a intelectualidade luso-brasileira (1750-1873)”, ele me propôs que eu escrevesse um livro ensaístico sobre o mito da Inglaterra de 1386 a 1986, desafio que aceitei inicialmente com certa apreensão. Tendo aceitado a proposta, iniciei uma série de leituras e pesquisas que não tiveram intervalo nem mesmo nos finais de semana. Como resultado desse exaustivo trabalho de mais de dois anos, saiu este livro", disse o autor em entrevista a ascom da UFS.

Sobre o autor

Luiz Eduardo Oliveira é licenciado em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Sergipe (1990), onde também se bacharelou em Direito (1997), e professor associado do Departamento de Letras Estrangeiras (DLES) e do Núcleo de Pós-Graduação em Educação (NPGED).

Mestre em Teoria e História Literária na Universidade Estadual de Campinas (1999), doutorado em História da Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e pós-doutorado em Literatura Comparada pela Universidade de Lisboa (2011).

Líder do grupo de investigação do Núcleo de Estudos de Cultura da UFS (UFS/CNPq), é autor de Gramatização e Escolarização: Para uma História do Ensino de Línguas: Suas implicações na Educação Brasileira e co-autor dos livros O ensino e a Pesquisa em História da Educação; Desafios da Formação de Professores para o Século XXI: O que deve ser ensinado? O que é aprendido?; e Literatura & Ensino. Atualmente é coordenador do Departamento de Licenciaturas e Bacharelados (Delib) da Pró-Reitoria de Gradução (Prograd).

Com informações da Ascom UFS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais