Livro foi produzido por alunos e professores de escola em N. Sra. das Dores (Fotos: Portal Infonet) |
Alunos e professores de uma escola da rede pública, localizada em Nossa Senhora das Dores, lançaram na noite desta quinta-feira, 18, o livro “Histórias de alunos: Construção Historiográfica no Colégio Estadual Professor Fernando Azevedo”. A publicação traz biografias do patrono, que empresta o nome da escola, além contar a história de ex-diretores e personalidades conhecidas na cidade.
A obra contou com a colaboração de 49 alunos do ensino médio da escola, que coordenados pelo professor Luiz Carlos de Jesus, fizeram uma vasta pesquisa de campo, e a partir de depoimentos de populares, produziram o livro. “O livro é bem recheado e começa com texto falando sobre o nosso patrono Fernando de Azevedo, e sobre a história da escola. São textos diversificados, com biografias de personalidades ou ex-professores, contos, poesias, crônicas e artigos de opinião”, explica o professor Luiz Carlos de Jesus.
O professor Luiz Carlos de Jesus foi o idealizador do livro |
A ideia de lançar o livro nasceu de uma reunião na Academia Dorense de Letras e também tem como objetivo incentivar a leitura, resgatando a história do município. “Objetivo era fazer com que os alunos lessem cada vez mais e fizessem uma pesquisa diferenciada em torno dos fatos e das pessoas da cidade”, conta. “A ideia era resgatar a memória do município e registrar fazendo com que eles entendam que as pessoas comuns também são agentes históricos”, completa.
A aluna Larissa Martins foi autora do texto que abordou as transformações da educação através de três gerações. “Eu queria mostrar para as pessoas a minha visão de estudante sobre essas transformações. Ouvi meu avô em eu pai, e coloquei meu ponto de vista sobre os pontos que melhoraram e sobre aqueles que ainda deixam desejar. Acho interessante participar do livro, pois pude colocar minha opinão para as pessoas refletirem”, conta.
Larissa produziu texto que fala sobre as tranasformações na educação
|
O aluno Matheus Lima contou a história da ex-diretora, Elizete Soares. “Tem muitos alunos que acham que ela foi só uma diretora, mas não sabe que ela e outros diretores contribuíram para chegarmos até aqui. Eu, particularmente, devo muito a esta escola e aos diretores que nos ajudaram”, comenta.
Por Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B