Após protesto, diretoria de escola pública é afastada

(Foto: Eugênio Barreto/SEED)

A superintendente Executiva da Secretaria de Estado da Educação, Marieta Barbosa Oliveira, esteve na manhã desta quinta-feira, 29, na Escola Estadual Prof. Francisco Portugal, para dar posse à nova equipe diretiva que assumirá o comando interinamente. Na última quarta-feira,28, professores da Escola Estadual Francisco Portugal e direção do Sintese denunciam que a direção da escola estava tentando impedir o trabalho dos professores com a alegação de estarem realizando “tumulto” na unidade escolar.

O ato contou com a presença da diretora da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), Nádia Cardoso, do assessor especial da Seed, Bruno Vinícius Santiago, da diretora do Departamento de Recursos Humanos (DRH), Jussara Maria Moreno Jacintho, e da assessora do Departamento de Inspeção Escolar, Maria Lúcia de Góis.

Devido a irregularidades administrativas que vinham ocorrendo na escola, foi instaurada, no ano passado, uma sindicância administrativa que concluiu pela abertura de um inquérito administrativo e afastamento do diretor e da secretária. Para que a unidade de ensino não ficasse sem gestão, o secretário de estado da Educação, Jorge Carvalho, designou dois servidores interinos para responder pela direção e pela secretaria da escola.

Por um período inicial de 30 dias, podendo ser prorrogado por mais 30, ficará como diretora da escola a professora Marise Rabelo e a nova secretária será a servidora administrativa, Amélia Daura. Ambas têm larga experiência com o Prêmio Gestão, ferramenta de avaliação escolar em todos os seus aspectos.

“Nós tivemos o cuidado de escolher pessoas de dentro da Seed que têm experiência em gestão escolar. Essas duas servidoras são extremamente responsáveis e hoje participam da equipe da coordenação do Prêmio de Gestão Escolar. São pessoas que conhecem a teoria e a prática dos processos exitosos”, afirmou a superintendente Executiva.

Marieta Oliveira comunicou aos funcionários da escola, professores e pais de alunos a decisão tomada pela secretaria de afastar temporariamente a equipe diretiva e apresentou as novas servidoras que estarão à frente da unidade de ensino pelos próximos 30 ou 60 dias.

Ela ressaltou que a nomeação de novos diretores, quando houver necessidade, será uma prática constante, já que a Seed se preocupa com a boa gestão das unidades de ensino. “A Secretaria de Educação mostrou a sua preocupação e imediatamente nomeou uma diretora e uma secretária interina para responderem pela direção da escola. Isso será rotina. A Seed não irá mais permitir que, quando tiver qualquer afastamento, a escola fique sem gestão. Onde houver problemas, nós iremos atuar”, explicou.

A diretora da DEA, Nádia Cardoso, mostrou-se satisfeita com a nova equipe. “Com essas mudanças que aconteceram agora na equipe diretiva do Francisco Portugal, estamos certos que agora a escola entrará em um clima de trabalho e de diálogo possível de se resolver as questões pedagógicas e administrativas. Estava havendo um conflito muito grande na relação entre professores, alunos e pais de alunos com a direção da escola”, disse.

A nova diretora, Marise Rabelo, disse dos desafios ao tomar posse na direção da escola. “Eu fui convidada ontem para assumir o Francisco Portugal e para mim foi uma surpresa. Não estava esperando por essa missão. Já enfrentei vários desafios e tenho certeza de que esse será o melhor da minha vida. Eu sou apaixonada pela educação, já fui coordenadora de escolas, depois passei para o Prêmio de Gestão. Acredito que aqui dará tudo certo”, declarou.

Marcos Ubiratan Carvalho do Vale é pai de três alunos e esteve presente na reunião. Ele se mostrou bastante satisfeito com a escolha da nova equipe diretiva. “Essa mudança foi muito boa para mim. A Seed mostrou que está trabalhando para resolver os nossos problemas”, disse.

A mesma opinião teve Edileide dos Santos, que tem um filho matriculado. “Eu achei ótimo. Eu, como mãe, só vejo benefícios para o meu filho e para todos. Nós estávamos insatisfeitos com a antiga direção, então essa mudança só vem melhorar a situação da escola”, afirmou.

Já a professora Maria Betânia de Aguiar Paiva Torres também mostrou esperança em melhorias. “Acredito que essa mudança vai trazer mais diálogo e benefícios imensos para a escola, porque essa é uma comunidade que participa, e isso não estava acontecendo na antiga gestão. Pela qualidade e seriedade das pessoas aqui presentes, a gente acredita que vai dar tudo certo”, declarou.

Com informações da Ascom Seed/SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais