Creches de Aracaju só vão funcionar meio turno

Limites no turno também preocupa diretora (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet)

As creches mantidas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Aracaju só funcionarão meio turno a partir da próxima segunda-feira, 9, quando inicia efetivamente o ano letivo na rede pública municipal. A assessoria de comunicação da Semed justifica a medida, informando que os limites são consequência da dificuldade que a prefeitura encontra para manter o pessoal aprovado em concurso público para cuidar das crianças na creche.

Os pais de crianças com idade de creche [inferior a um ano e com até três anos] estão preocupados. Nesta quinta-feira, 5, um grupo se concentrou na Escola Municipal Nunes Mendonça, onde funciona uma das creches da prefeitura na Coroa do Meio. Para estas mães, a família encontrará várias dificuldades uma vez que elas precisam trabalhar e não têm condições de deixar os filhos bebês sozinhos em casa.

As mães foram recepcionadas pela diretora da escola, Ivanilde Santos. Ela reconhece o problema, mas garante que não tem outra alternativa já que o número de servidores para cuidar dos bebês é insuficiente para atender aos dois turnos. Eles têm carga horária de seis horas. “No ano passado, quatro servidores concursados desistiram de permanecer quando conheceram o trabalho”, explica a diretora.

Faixa indica data do início do ano letivo

Ela pede compreensão aos pais. “Os pais não querem compreender que é uma medida temporária”, desabafou a diretora, que se declara apaixonada pela escola que administra e pelos alunos, em especial os bebês em idade de creche.

A assessoria de imprensa da Semed informou que a Prefeitura de Aracaju convocou 240 cuidadores [nomenclatura do profissional aprovado em concurso público para desenvolver ações para cuidar dos bebês, incluindo a higiene pessoal e os cuidados básicos necessário à criança], mas poucos permaneceram. Dos convocados, segundo a assessoria, 105 apareceram e apenas 85 se dispuseram a permanecer no quadro. “E isto não representa nem a metade da necessidade”, observa o publicitário Pedro Rocha, assessor de imprensa da Semed.

Segundo o assessor, a Semed está tentando conseguir alternativas para resolver o problema e já solicitou ao prefeito João Alves Filho autorização para que este tipo de serviço seja realizado por meio de firmas terceirizadas. A Semed, segundo o assessor, continua aguardando a autorização do prefeito para normalizar a atividade na creche.

Início de ano letivo muda horário de funcionamento das creches

O Portal Infonet tentou ouvir o prefeito, mas não obteve êxito. Assessores da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) se comprometeu a dar uma resposta, mas até o momento não se manifestou. O Portal Infonet permanece à disposição. Informações devem ser encaminhadas por e-mail jornalismo@infonet.com.br ou por telefone (79) 2106 – 8000.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais