Após morte, Paulo Costa conta com vigilância privada

Escola passa a contar com vigilância particular (Fotos: Portal Infonet)

As escolas da rede estadual que apresentam altos índices de furtos, passam a contar agora com vigilância particular. Uma delas é a Escola Paulo Costa, situada no conjunto Bugio. No dia 28 de janeiro, a adolescente Gabriela da Purificação Silva dos Santos, 17, foi assassinada, quando deixava a escola.

A implantação do posto de vigilância terceirizada por 24 horas, foi motivada após um estudo realizado pela área de segurança da Seed que apontou escolas que apresentam alto índice de furtos, arrombamentos e invasão.

A diretora da escola Paulo Costa, Claudicelma Matos dos Santos conta que a implantação dos vigilantes já está surtindo efeito. “Como antes não tinha vigilante, a gente tinha muitos meninos que vinham pra cá ficar rondando a escola e a gente até pedia com jeitinho para eles irem embora. Hoje, eles veem o vigilante e nem param mais aqui na porta porque ficam inibidos com a presença do vigilante”, afirma.

A adolescente Gabriela da Purificação foi morta quando saia da escola 

Segundo a direção da escola, os vigilantes somente atuarão com o armamento no período compreendido entre o término das aulas escolares (noturno) e antes do recomeço (diurno). No colégio Paulo Costa os vigilantes se revezam em dois turnos, um das 6h às 18h e o outro das 18h às 6h da manhã do dia seguinte.

Um outro fator favorável após a implantação dos vigilantes diz respeito a dupla função antes exercida pelos funcionários da escola. “A segurança veio em boa hora porque a gente já tem poucos funcionários e antes além de fazer o nosso trabalho pedagógico, a gente tinha que abrir o portão, ver se tinha gente rondando a escola e atender aos pais de alunos”, conta.

Além do conjunto Bugio, as escolas Jornalista Paulo Costa, o José de Alencar Cardoso e o Francisco Rosa já contam com o posto da vigilância 24horas.

Funcionamento piloto

Segundo a Secretaria de Estado da Educação (SEED), outras quatro escolas já estão com a vigilância ostensiva: (Escola Estadual Frei Inocêncio, em Nossa Senhora do Socorro); (Escola Estadual Dom. José Vicente Távora, em Tomar do Geru); (Colégio Estadual Gov. Augusto Franco, no Santos Dummont) e (Estadual Min. Geraldo Barreto Sobral ‘CAIC', no Bairro Industrial).

As demais, até o final do mês de fevereiro, já terão sido contempladas com a nova vigilância, porque aguardam tramites burocráticos, por força da terceirização do serviço por conta da Seed.

Escolas Contempladas

Aracaju – Escola Estadual Don Vicente Távora; Colégio Estadual José Rollemberg Leite; Escola Estadual Min. Geraldo Barreto Sobral (CAIC); Escola Estadual Olímpia Bittencourt; Colégio Estadual Governador Albano Franco; Estadual Rodrigues Dórea e Colégio Estadual Gov. Augusto Franco.

Nossa Senhora do Socorro – Escola Estadual Frei Inocêncio; Escola Estadual Poeta João Freire Ribeiro; Colégio Estadual Juscelino Kubitschek; CAIC Jornalista Joel Silveira; Escola Estadual Prof. Rosa Maria; Colégio Estadual Prof. Nilson Socorro e Escola Estadual Prof. Júlia Teles;

Barra dos Coqueiros – Escola Estadual Prof. José Franklin;
Tobias Barreto – Escola Estadual Rural Engenheiro José Carvalho;
Tomar do Geru – Escola Estadual Dom. José Vicente Távora.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais