UFS irá processar Energisa por causa de corte de energia

UFS vai acionar setor jurídico (Foto: Arquivo Portal Infonet)

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) irá entrar com ação judicial contra a Empresa Distribuidora de Energia de Sergipe (Energisa), por conta do corte de energia ocorrido nesta quarta-feira, 25. A instituição vai acionar seu setor jurídico para processar por danos morais e materiais. A falta de abastecimento na universidade gerou diversos transtornos, segundo informa o vice-reitor André Maurício.

O profissional relata que a UFS está entrando em contato com os pesquisadores para averiguar os problemas gerados pela ausência de energia. “Existem algumas consequências que a Energisa não entende. Foi um prejuízo muito grande para a comunidade universitária”, destaca André.

Acordo

Segundo o vice-reitor havia um acordo pré-estabelecido entre a UFS e a Energisa há anos e que pode ser comprovado com documentos. A combinação era de que a fatura de um mês era paga no fim do mês subsequente. A explicação é que o governo só envia os recursos entre o dia 25 e o fim do mês, e a fatura da empresa normalmente chegava com pagamento para o dia 21.

“A Energisa já sabia que existe atraso, mas não é porque não estamos pagando. Tenho faturas de dois anos exatamente assim. Esse é um aspecto importante que deve ser considerado”, ressalta Maurício.

Sem sentido

Para o vice-reitor, a medida da Energisa foi sem sentido. Ele acredita que foi um ato de coação, para pressionar e com medo de que a UFS não efetuasse o pagamento. “Só posso entender isso”, complementa. André explica que existe uma lei determinando que serviços contínuos não possam ser cortados, e que no documento enviado pela Energisa, esta cita um artigo, mas que este não existe nenhuma relação com questões sobre corte.

“Estamos impressionados com o que a Energisa fez. Não houve nenhuma quebra”, enfatiza. Os próximos passos da UFS são entrar em contato com a Advocacia Geral da União (AGU) para que o órgão possa realizar a defesa, e também colher elementos para provar os danos materiais.

Energisa

A assessoria de comunicação da Energisa informou que a empresa não divulga informações da relação empresa-cliente, e que está cumprindo à risca a legislação. Por fim, a assessoria relata que a empresa trata todos os clientes com isonomia.

Por Monique Garcez

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais