Alunos denunciam falta de professores em escola estadual

Fachada Gonçalo Rollemberg (Fotos: Portal Infonet)

Falta de professores, iluminação, segurança, funcionários e ventilação são alguns dos problemas denunciados pelos alunos da escola estadual Professor Gonçalo Rollemberg Leite, localizada no bairro Grageru, zona sul da capital sergipana.

Os alunos relataram a equipe do Portal Infonet a dura rotina que estão enfrentando em sala de aula. De acordo com o representante da União dos Estudantes Secundaristas (Uses), Jan Victor, mesmo com o fim da greve dos professores no dia 22 de junho, alguns dos profissionais ainda não voltaram à sala de aula.

Outra situação que tem incomodado os estudantes é a estrutura física das salas. “A maioria delas está sem iluminação e os ventiladores estão quebrados. É difícil você prestar atenção no conteúdo se estiver numa sala cheia, escura e quente”, denuncia o aluno do 1º ano, Ayala Santana.

Aluno do 1º ano, Ayala Santana

Jan Victor e outros dois integrantes da Uses afirmam que já protocolaram inúmeras reclamações na Secretaria de Estado da Educação (Seed), sugerindo inclusive reforma, mas só são feitos reparos simples na estrutura. “É incompreensível o fato desta escola ser a mais próxima da sede da Seed e estar nessas condições. Há um projeto de reforma que há 5 anos está no papel, mas as únicas medidas são a troca de um sanitário, por exemplo, ou a reforma da fachada que fizeram recentemente”, cita Jan Victor.

A Uses ouviu outras reclamações dos estudantes e afirmam que vão levar essas pautas para a Seed. “Constatamos aqui na escola uma série de problemas, inclusive duas salas sem condições de uso por conta das infiltrações e goteiras. A greve do Sintrase é responsável pela ausência dos vigilantes. Há falta de merendeira, e isso tem feito com que o porteiro sirva a merenda aos alunos [broa, de acordo com a  Uses] e há dias que nem tem merenda. Falta segurança nas redondezas do colégio, locais na quadra de esporte que está dando choque e fora o abandono do estacionamento, onde houve um assalto ano passado”, lista o representante da Uses.

Integrantes da Uses

Seed

A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Educação (Seed) confirmou que a escola Gonçalo Rollemberg será contemplada com uma reforma estrutural. De acordo com o assessor Elton Coelho, as reformas desta e outras escolas estão em fase de projeto e após apreciação e aval do secretário, será encaminhado a comissão de licitação. A assessoria de comunicação acredita que ainda este ano as intervenções serão iniciadas.

Estacionamento da escola

O assessor de comunicação ressaltou que a escola em questão possui poucos problemas diante das demais que também precisam de reformas. “É uma escola que possui uma direção boa e que tem cuidado da escola”, finaliza.

Por Ícaro Novaes e Raquel Almeida

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais