|
O futuro da educação brasileira foi o destaque da audiência pública na Assembléia (Fotos Portal Infonet) |
O futuro da educação brasileira e também da sergipana foi tema de uma audiência pública realizada na Assembléia Legislativa de Sergipe nesta sexta-feira, 9. Com o lema ‘10% do PIB para educação já!’, o advogado e mestre em Educação, Salomão Ximenes, defendeu um valor maior do repasse do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação. Atualmente é destinado apenas 5% do PIB para a educação brasileira e de acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE) o governo prevê 7% do PIB até 2020.
“A Campanha Nacional pelo Direito à Educação calcula que nos próximos cinco anos devemos atingir 7% e até 2020 atinja os 10%, além de várias reformas institucionais. Se não for desta maneira o PNE será mais uma carta de intenção. Fizemos estudos em cima do PNE e viemos que a educação só progredirá com a meta que estipulamos”, alertou Salomão Ximenes.
Continuou ainda o especialista em educação. “Esta luta iniciou na década de 20, quando várias personalidades lutaram por uma educação igualitária. A Meta 01 do PNE diz que universalizar, até 2016, o atendimento escolar de crianças de quatro e cinco anos e, até 2020, 50% das crianças de até três anos estejam na escola. Fizemos estudos em cima destas metas e vimos que é necessário 10% do PIB”, frisou.
|
Salomão Ximenes |
Para a presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto de Sergipe, deputada Ana Lúcia, 10% é o percentual necessário para resolver os problemas da educação. “Em países desenvolvidos a educação foi a prioridade no processo de crescimento, por isso que estou nessa luta por uma maior repasse do PIB”, salientou.
Por Danilo Cardoso