|
DCEs de várias instituições de ensino se unem para criação da UEES (Foto: Portal Infonet) |
Depois de 47 anos de extinção, estudantes universitários debatem a recriação da União Estadual de Estudantes de Sergipe (UEES). A entidade foi fundada em 1951 e extinta durante o período da Ditadura Militar, em 1964. A reunião, gerida pelo Conselho Estadual de Entidades Gerais (CEEG) e com a participação dos Diretórios Centrais Acadêmicos das Instituições de Ensino Superior, aconteceu no plenário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Sergipe, na tarde desta quinta-feira, 22.
Segundo o presidente DCE da Faculdade Pio Décimo, Saulo Vieira, o objetivo desta primeira reunião é debater todos os pontos para organização do congresso. “Esperamos realizar no final de novembro o congresso da UEES, com a ata da reunião do congresso, e com os eleitos para a diretoria da UEES, vamos dar entrada no cartório para recriar a entidade”, comunicou dizendo que a União dos Estudantes faz parte da história de Sergipe, onde já foi presidida por autoridades, que na época eram apenas estudantes, a exemplo de Desembargador e Juiz de Direito.
Para o presidente do DCE da Universidade Tiradentes, Itacy Marques, pessoas como o governador do Estado e o prefeito de Aracaju já fizeram parte do movimento estudantil. “Sergipe é um dos poucos Estados brasileiros que ainda não possuem a UEES, precisamos criar para podermos ser ouvidos. Este é o ano da juventude, estão acontecendo congressos voltados para os jovens, por isso temos que criar ainda este ano para não misturar com as eleições de 2012”, destacou.
Outro Diretório que está participando é o DCE da Fanese, o presidente da entidade, Thiago Aquino, destacou a organização. “Todas as universidades e faculdades estão unidas nesta luta. Com a criação desta instituição poderemos ser ouvidos pelas autoridades. Estamos em um momento em que vários DCEs estão lutam por melhorias em suas unidades de ensino, por isso essa é a melhor hora”, afirmou o estudante.
A favor da organização dos acadêmicos de nível superior, o presidente do DCE da Facer/Facar, Nilo Metalúrgico, também participou da reunião. “Temos que estar organizados para fazer valer a força da nossa classe estudantil, juntos temos mais fortes. Por isso que a UEES tem que ser criada”, disse.
Por Danilo Cardoso