Resolução do CNE pode discriminar crianças

De acordo com o promotor, a resolução trata crianças iguais de forma desigual (Fotos: Portal Infonet)

De acordo com resoluções do Conselho Nacional de Educação (CNE), números 05/2009 e 06/2010, ficam estabelecidos a data 31 de março o dia de corte para crianças que completem seis anos ingressarem no Ensino Fundamental. Segundo o promotor de Justiça, Luis Fausto Valois, o Ministério Público Estadual (MPE) não encontrou uma resposta referente aos critérios fixados para a definição da data corte.

O Conselho Estadual de Educação (CEE) de Sergipe realizou um estudo aprofundado, sobre o tema, e aprovou por unanimidade um dispositivo excepcional assegurando que as crianças que completem seis anos até o ano de 2013, ingressem no Ensino Fundamental. A ressalva é para aquelas que já estão estudando a cerca de dois anos. Mas a resolução volta a vigorar normalmente no ano de 2014. A reunião sobre o assunto aconteceu no auditório do MPE na tarde desta terça-feira, 27.

“O MPE não sabe o por quê do dia 31 de Março, por que não pode ser 31 de Dezembro? No serviço militar obrigatório o alistamento é no ano que a pessoa completa 18 anos. O Conselho também deveria autorizar as crianças ingressarem no Ensino Fundamental no ano que faz o seis anos”, informou o representante do Ministério Público dizendo que essa data cria uma celeuma e uma angustia nas crianças que por causa de apenas  um dia é impedida de seguir estudando na mesma sala de seu coleguinha.

Representantes de várias instituições de ensino marcaram presença na reunião

De acordo com o promotor, outros casos serão analisados e o MP poderá ingressar com alguma medida judicial. “Pedimos que as mães, que tenham crianças no Ensino Infantil, venham até a Promotoria da Educação e manifestem a sua insatisfação. A resolução da margem a situação discriminar crianças, porque ela trata de crianças em situação igual, de forma desigual”, frisou Luis Fausto Valois.

Preocupada com a situação que enfrentará, a médica Alba Patrícia de Melo informou que a sua filha não será contemplada com a medida. “Esta resolução abrange crianças de quatro e cinco anos. A minha filha tem três anos e ficou de fora, só que ela já estuda na escola há dois anos, em 2012, ela terá que repetir todo o estudo que esta fazendo agora”, destacou comentando que por causa de 22 dias a menina será separa da mesma classe do primo.

“Como vou explicar a minha filha que o primo passou e ela vai repetir o ano. Eles estudam juntos há dois anos e simplesmente por causa da data de aniversário eles serão separados”, alertou a mãe, Alba Patrícia de Melo, dizendo que a resolução deveria ser criada para as crianças que ainda vão ingressar na escola, mas para as que já estão cursando não deveria existir está data de corte.

A presidente do CEE, Eliane Passos Santana, diz que a Resolução Normativa aprovada pelo Conselho na última segunda-feira, 26, garante que crianças ingressem no Ensino Fundamental sem a observância da idade mínima. “O Conselho de Sergipe aprovou esta norma garantindo que crianças que estejam cursando, pelo menos dois anos o Ensino Infantil, ingressem no primeiro ano de Ensino Fundamental, sem o rigor da data corte”, assegurou.

Ainda segundo a presidente do Conselho, antes dos quatro anos as Escolas Particulares recebem os alunos em regime de acolhimento, "só consideramos Ensino Infantil a partir de quatro anos". Então, pedimos que os colégios orientem os pais no momento da matrícula, para que não aconteça estes problemas no futuro. A resolução ainda será homologada pelo Secretário de Estado da Educação para depois ser publicada no Diário Oficial.

Por Danilo Cardoso

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais