Capela é candidata a receber campus da UFS

Sukita diz que Capela está preparada para receber o novo campus da UFS (Foto: Poral Infonet)

O município de Capela é um dos candidatos a receber o Campus das Engenharias que poderá ser adquirido pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). O município já apresentou um local favorável à construção do polo, e alega que essa é uma chance única de crescimento da região norte do Estado.

De acordo com o prefeito da cidade, Manoel Messias, mais conhecido como Sukita, o município oferece todas as condições favoráveis para a edificação do novo campus, que deve atender a 2.700 alunos. “Na nossa região podem ser encontrados, além de um porto, minas, usinas de biomassa e geração de energia, e um investimento de 6.2 bilhões de reais realizado pela Vale”, informou.

Sukita ainda destaca que a construção do novo polo é algo que não vai mudar apenas a vida do município, e sim de todo o Estado. “Se conseguirmos colocar esse Campus de Engenharia e o Parque de Ciência e Tecnologia na região norte, o Nordeste será transformado. Sergipe é um Estado bem pequeno, mas se conseguirmos implantar o polo, nosso crescimento será perceptível, pois passaremos a exportar tecnologia”, enfatizou.

Terreno escolhido e oferecido pelo município (Foto: Divulgação)

Investimento

O prefeito de Capela afirma que, além da garantia do espaço da construção, a Vale se dispôs a colaborar com a implantação do campus. Segundo suas informações, a empresa fará obras no município e irá construir alojamentos para acolher os operários. Com isso, as instalações que, após o término do investimento ficariam sem utilidade, serviriam depois para acolher os alunos da universidade.

Importância

Para tentar ilustrar a importância e a dimensão do complexo de engenharia, Sukita citou o exemplo de Recife, que com seu parque de ciência e tecnologia conseguiu obter destaque. Ele indica que, com a montagem do parque na capital pernambucana, cerca de 6 mil empregos diretos foram gerados em 10 anos, e que o salário médio daquela localidade é de R$ 7 mil.

“Precisamos ter a consciência que a juventude precisa ter oportunidade para ocupar cargos nas empresas. Se isso for levado a sério, não será mais necessária à importação de mão de obra para suprir a necessidade existente em nosso Estado”, finalizou o prefeito.

Esta matéria faz parte de uma reportagem especial que o Portal Infonet divulgará ao longo desta semana. Acompanhe!

Por Monique Garcez e Raquel Almeida

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais