Reitor do IFS participa de missão internacional na China

Ailton Oliveira

De 26 de março a 3 de abril, o reitor do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Ailton Ribeiro de Oliveira, esteve em missão internacional na China e na Coreia do Sul. A convite da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o professor representou a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, ao lado do reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Sérgio Teixeira.

Segundo o reitor, a participação da instituição na missão internacional demonstra o reconhecimento, por parte das agências de pesquisa, do trabalho que vem sendo realizado pelo IFS. “O nosso instituto apresentou consideráveis avanços no que diz respeito ao ensino, pesquisa e extensão nos últimos anos. Nosso desempenho tem sido muito bem avaliado pelo MEC e pelas agências de fomento, e com certeza isso influenciou o convite para integrar a delegação brasileira na visita à Ásia”, declara.

Na oportunidade, o professor Ailton apresentou o IFS e a rede federal, além de discutir o aprofundamento das relações institucionais do Brasil com a China e a Coreia do Sul. “A viagem foi bastante produtiva, visto que a nossa agenda priorizou a busca de  cooperações técnicas e oportunidades de intercâmbio nos segmentos da Educação Profissional e Tecnológica”, afirma o reitor.

China

Durante sua visita à China, que se estendeu de 26 a 30 de março, o professor participou do ‘Seminário para o Reforço da Internacionalização do Ensino Superior: oportunidades para o Brasil e a China’. O evento, organizado pela China Scholarship Council (CSC) e pela Capes, aconteceu na Universidade de Tsinghua, em Pequim.

Participaram do evento 20 instituições brasileiras e 43 universidades chinesas, que tentam atrair cada vez mais estudantes do Brasil para estudar na China, a fim de melhorar a compreensão mútua, a cooperação acadêmica e a pesquisa científica. Durante o encontro, as universidades chinesas e brasileiras participaram de debates e consultas.
O principal objetivo do ‘Plano de Estudo na China’, lançado pelo governo chinês em 2010 e apresentado aos participantes do evento, é transformar o país no destino mais popular para a educação internacional na Ásia até o ano de 2020. Instituições chinesas de ensino superior são encorajadas a fornecer programas educativos de grande qualidade e bons serviços para estudantes internacionais.

A meta é que, em 2020, o número de estudantes estrangeiros na China chegue a 500 mil. Na ocasião, também foi apresentado o programa Ciência sem Fronteiras, projeto lançado recentemente pelo Governo Federal.

Coreia do Sul

No período de 2 a 3 de abril, o reitor do IFS visitou Seul, capital da Coreia do Sul, acompanhado pela comitiva brasileira composta por representantes das universidades federais. Na cidade, ele participou do ‘Seminário Korea-Brazil Dialogues’, evento no qual foram apresentados estudos de interesse das universidades coreanas, que podem levar à realização de futuros programas de cooperação internacional.

Durante a visita à cidade, o professor Ailton, acompanhado pela delegação brasileira, visitou inúmeras instituições de ensino superior. Além de dirigentes de universidades, a delegação conta com representantes da Capes, do CNPQ e do Ministério das Relações Exteriores.

Fonte: Ascom IFS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais