|
(Foto: Portal Infonet) |
Por conta da necessidade da construção de 91 novas creches para o município de Aracaju até o ano 2020 segundo estudos estatísticos feitos pelo IBGE e INEP, foi realizada uma audiência nesta terça-feira, dia 24, no Ministério Público Estadual (MPE).
Aberta a audiência foi dada a palavra a coordenadora de Educação Infantil, professora Maria José Barreto que assim se manifestou informando que está programado para o dia 03 de maio uma reunião com os coordenadores de todas as unidades de ensino, bem como a Secretaria Municipal de Assistência Social, SMS, conselhos tutelares e Conselho Municipal e Educação para tratar da divulgação da mobilização do lançamento da campanha municipal do mapeamento de demanda da educação infantil.
No dia 12 de maio será realizado o lançamento da campanha na escola de educação infantil José Augusto Arantes Savazine no bairro Japaozinho. De 14 a 18 acontecerá a semana de mobilização com as 77 escolas da rede municipal envolvidas. Os pais ou responsáveis por crianças na faixa etária de zero a cinco anos, deverão procurar uma das unidades de ensino da rede municipal e preencher a ficha de cadastramento de educação infantil. De 21 de maio a 08 de junho serão tabulados dados para elaboração do plano de atendimento a demanda que está com apresentação prevista para 8 de agosto de 2012.
Foi solicitado pelo promotor da Educação, Fausto Valois, que priorizassem o envolvimento dos órgãos colegiados, juntando-se a Semed no intuito de serem desenvolvidas ações para atender a demanda atual de creches e planejar o futuro a fim de serem criadas novas unidades de educação infantil. “O Estatuto da Criança e do Adolescente diz que a criança tem direito a creche independente da condição econômica, mas claro que nós não vamos pensar em construir uma creche pública num bairro em que a população tenha uma condição financeira que pode permitir o acesso a educação infantil, é muito melhor se programar que se atenda aquela população hiposuficiente que tem necessidade de colocar o seu filho ou sua filha em um estabelecimento de ensino infantil público para garantir que eles tenham acesso as condições tranquilas de irem trabalhar e saberem que os filhos estão num local que tenha um berçário adequado, alimentação adequada e possam trabalhar em paz”, informou Valois.
O promotor de justiça solicitou a representante da Semed que até o dia 10 de agosto de 2012 apresente a Promotoria da Educação os resultados dos trabalhos desenvolvidos para mapear as localidades que necessitam de disponibilização, ampliação ou ainda planejamento de novas regras para atendimento da educação infantil em Aracaju.