Curso de matemática do IFS recebe conceito três

Curso de matemática do IFS recebe conceito 3 (Fotos: Divulgação/ Ascom IFS)

Depois de ter o curso de Gestão de Turismo avaliado como muito bom pelo Ministério da Educação (MEC), o Instituto Federal de Sergipe (IFS) acaba de receber mais uma ótima notícia para toda a sua comunidade acadêmica. O curso de licenciatura em Matemática do Campus Aracaju recebeu conceito 3 (bom), em uma escala que vai de 1 a 5.

O reitor do IFS, professor Ailton Ribeiro de Oliveira, ressalta que foram realizadas durante a atual gestão diversas ações que objetivaram a melhoria das condições do referido curso. “No último concurso para professor efetivo, contemplamos o curso de Matemática. Recentemente também inauguramos o Laboratório de Ensino da Matemática, que contou com um investimento de quase R$ 20 mil, com o intuito de auxiliar na realização de estágios, trabalhos de pesquisa e extensão e demais atividades cotidianas”, afirma.

O resultado obtido, segundo o professor Ailton, é fruto de um trabalho coletivo de todos os membros da comunidade acadêmica. “Estão de parabéns os professores e alunos do curso de Matemática, além de gestores e outros técnicos, por essa avaliação tão positiva para o instituto”, diz.

Laboratório de matemática do IFS

Endossando as palavras do reitor, o coordenador do curso de Matemática, Enio Gomes, faz questão de ressaltar a importância do trabalho e da dedicação dos docentes e gestores do IFS. “Já existia uma expectativa muito boa por parte da nossa equipe em relação à avaliação do MEC, pois acompanhamos o trabalho dos professores e contamos com a contribuição dos gestores, que garantiram todo o suporte necessário para o desenvolvimento das atividades. Agora, estamos empenhados para conquistar um resultado ainda melhor na próxima avaliação, pois o nosso objetivo é alcançar a excelência”, enfatiza.

Visitas

As visitas que compuseram o processo de reconhecimento de curso, realizadas pelos avaliadores Marco Antonio Nogueira e Nelson Martins Garcia, aconteceram entre os dias 6 e 9 de maio. Na ocasião, a equipe do MEC avaliou, no referido curso, as dimensões Organização Didático-pedagógica; Corpo docente e tutorial; e Infraestrutura, que obtiveram os conceitos 3.5, 3.5 e 3.2, respectivamente.

Como resultado, o curso obteve conceito final 3, apresentando um perfil bom de qualidade. Segundo o relatório apresentado pelos avaliadores do MEC, o estágio supervisionado está bem estabelecido no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e a disciplina de Libras está contemplada, com a presença do respectivo professor em seu quadro docente.

Ainda de acordo com a avaliação, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) é composto por professores com formação específica em Matemática e, em sua maioria, com mestrado na área, sendo que três estão participando de programa de doutorado em Educação Matemática.

Organização didático-pedagógica e corpo docente

No quesito organização didático-pedagógica, a comissão constatou que existe plena articulação entre a gestão institucional e a gestão do curso. Segundo o relatório, as instâncias deliberativas do curso funcionam com representatividade docente e discente e os procedimentos de ensino-aprendizagem, bem como os laboratórios de Informática e de Física, atendem a proposta curricular descrita no PPC.

A comissão do MEC também avaliou de forma bastante positiva a formação do corpo docente, considerada muito competente e eficiente. Foi ressaltado como muito bom o sistema de digitalização da documentação do corpo discente, além do facilitado acesso via internet a todas as necessidades do aluno, incluindo àqueles disponibilizados na biblioteca.

Instalações físicas

Sobre as instalações físicas, a comissão avaliou com conceito 5, o maior na escala do MEC, periódicos especializados disponíveis na biblioteca para os alunos do curso. Também foram avaliados como muito bons o espaço de trabalho disponível para a coordenação do curso e serviços acadêmicos; as salas de aula; e o acesso dos alunos aos equipamentos de informática.

Um dos pontos positivos apontados pela comissão foi a biblioteca, que se encontra em avançado estágio de ampliação. Segundo o relatório, ela se apresenta bem administrada e possui instalações apropriadas, com salas de estudos em grupo bem dimensionadas, confortáveis e disponíveis em número suficiente para atender aos alunos. Além disso, a biblioteca possui em seu quadro bibliotecários com formação adequada e pessoal de apoio com boa formação, contando ainda com um sistema eletrônico de consulta ao acervo muito bem estruturado.

Fonte: Ascom IFS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais