|
Escola Municipal localizada no Santa Maria está semaulas há 47 dias (Fotos: Portal Infonet) |
Em obras desde que parte de sua estrutura desabou, o Centro Educacional Vitória de Santa Maria, localizado no Santa Maria, está com suas atividades suspensas há quase dois meses. Com a medida, cerca de 700 alunos que são atendidos na unidade escolar, poderão ter o ano letivo prejudicado caso as obras não sejam concluídas a tempo.
A escola que atualmente oferece creche, educação infantil e 1º ao 4º ano do ensino fundamental, foi interditada pela Defesa Civil no dia 26 de abril, depois que parte do telhado desabou sobre o forro. A coordenadora pedagógica da escola, Flávia Oliveira, explica que as aulas tiveram de ser interrompidas porque os danos atingiram importantes espaços do colégio. “Apesar de a lage ter impedido que o telhado atingisse as pessoas, os danos afetaram boa parte das estruturas que incluem a cozinha, refeitório, lavanderia e depósito de alimentos. Portanto, a Defesa Civil determinou que a escola fosse interditada”, destaca.
Adriana Santana que é mãe de aluna e integrante do Conselho Escolar lamenta a situação e diz que faltou agilidade por parte da Prefeitura de Aracaju na resolução do problema. “Os órgãos responsáveis ficam jogando a culpa um para o outro e por conta da imprudência deles, os alunos estão sem aulas. As coisas só começaram a ser resolvidas porque os pais pressionaram. Enquanto isso, os meninos ficam sem ter o que fazer e aqueles que precisam deixar os filhos na creche para trabalhar estão sendo prejudicados. Estamos de mãos atadas e sem saber o que fazer”, reclama.
|
Aviso proíbe o acesso no local |
Calendário
A coordenadora Flávia explica que para amenizar os prejuízos ao ano letivo, um novo calendário foi criado pelo Conselho Escolar. Com a decisão, as férias escolares foram antecipadas para o período de 11 de junho a 11 de julho.
Ainda de acordo com ela, na próxima segunda-feira, 18, haverá uma reunião no Ministério Público envolvendo a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e a direção da escola. “Para a audiência, a Emurb ficou de apresentar um cronograma oficial onde a data final para o encerramento da obra será apresentado. Só a partir disso é que poderemos dizer se o ano letivo será prejudicado e quando ele será retomado”, ressalta.
Semed
A assessoria de comunicação da Semed também informou estar esperando que a Emurb emita um parecer técnico sobre a obra informando o prazo para finalização, para poder retomar as atividades e criar um calendário de reposição. Ainda de acordo com a assessoria, a secretaria acompanhou e realizou diversas vistorias na escola. Já a transferência das atividades para outro espaço não foi realizada porque nenhum outro nas proximidades foi encontrado.
Emurb
Para confirmar a apresentação do cronograma da obra na escola, o Portal Infonet procurou o diretor de obras da Emurb, Paulo Costa, mas ele não foi encontrado para falar sobre o assunto. A equipe de jornalismo continua à disposição para maiores esclarecimentos através do email jornalismo@infonet.com.br e do telefone (79) 2106 8000.
Por Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B