|
Professor Alexandre Santos esclarece as principais dúvidas dos vestibulandos (Foto: Portal Infonet) |
Nos dias 3 e 4 de novembro, vestibulandos terão que participar da maratona de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) necessárias para o ingresso nos cursos ofertados pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Entre as principais dúvidas dos estudantes estão as questões de língua portuguesa e literatura, além da redação.
Lecionando literatura em um curso da capital, o professor Alexandre Santos alerta para as mudanças no método utilizado neste novo tipo de prova. “A prova do Enem está dentro de uma ideologia usada há algum tempo por outras universidades. Não é colocado um tema geral ou frase solta, o que acontece atualmente é que vários textos, poemas, charges e fotografias servem para sugerir temas e subtemas para a redação do aluno”, explica.
Para o professor, os temas serão bastante atuais e ligados ao cotidiano dos alunos. “A ideia é que a banca examinadora tenha condições de perceber que o aluno compreende as questões político-sociais à sua volta, pois aquela concepção de que o aluno tem que preparar especificamente para um tema desapareceu. O vestibulando tem que estar atento para extrair informações nas provas e partir disto criar uma dissertação em cima do assunto”, destaca.
O professor ainda destaca que entre os possíveis temas que poderão ser abordados estão: a violência urbana, ética, política, cidadania, redes sociais e segregação racial.
|
Questões de português, literatura e a redação entre as principais dúvidas dos estudantes (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
Dicas
Para se sair bem no exame, o professor Alexandre recomenda que os vestibulandos não fiquem presos aos manuais de redação. “O ideal é ler e interpretar charges, filmes e documentários políticos, sociais e culturais no sentido de exercer o nível crítico através de todas estas informações”, ressalta.
O professor Alexandre não economiza nas dicas e tranquiliza os alunos para o método utilizado neste tipo de prova. “A principal dica é que o vestibulando procure ter um amplo domínio da linguagem e das diversas questões sociais. Isso pode ser facilmente alcançado através de muita leitura, pois quem lê bem, normalmente escreve bem. Quando você lê bons textos, há uma tendência de que você reproduza os mesmos mecanismos de coesão”, detalha.
Interdisciplinaridade
Na opinião do professor uma grande característica da prova do Enem é a interdisciplinaridade em suas questões. “Para solucionar os questionamentos, o vestibulando terá fazer uma inter-relação entre temas da história, sociologia, política e outras várias matérias. Isso não será mistério para aqueles que já estão acostumados com este tipo de ensino, já aqueles ainda ligados ao método antigo, puramente decorativo e quantitativo, poderão sentir dificuldades”, esclarece.
Por Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B