![]() |
São cinco jovens Sergipanos contemplados. (Foto: Assessoria de Imprensa) |
A Associação dos Amigos do Museu Nacional do Mar em parceria com a Petrobrás, patrocinadora do Projeto "Manutenção e Ampliação do Liceu de Artes em Modelismo Naval do Museu Nacional do Mar – Embarcações Brasileiras – PRONAC 119482 e apoiadores IPHAN, Fundação Catarinense de Cultura, Sebrae, Porto de São Francisco do Sul, Santur e Prefeitura Municipal de São Francisco realizarão a partir do próximo dia 20 de julho a 3ª edição do curso de Artesanato e Modelismo Naval.
O curso será desenvolvido a partir de instrução para o aperfeiçoamento e aprendizado do ofício de moldar embarcações tradicionais brasileiras em diversas técnicas e materiais. Os ensinamentos serão baseados nos barcos tradicionais de cada região do país, de modo que o técnico, de volta à sua cidade, possa confeccionar modelos regionais, formando uma rede de produção e artesanato e modelismo naval em todo o Brasil. Aulas teóricas e práticas com alguns dos melhores modelistas do Brasil. Matérias como desenho e representação gráfica, empreendedorismo, informática, teoria de modelismo e patrimônio cultural vão intercalar as aulas práticas. Ao final do curso o aluno deverá apresentar uma peça como resultado da troca de experiências.
As inscrições priorizaram as demandas e contatos empreendimentos no âmbito dos projetos regionais de patrimônio naval em andamento, do IPHAN, do projeto Barcos do Brasil ou do próprio Museu Nacional do Mar- EB. A proposta prioriza as cidades de Piranhas, Penedo e Piaçabuçu em Alagoas, Indiaroba, São Cristovão e Brejo Grande em Sergipe, Jaguaribe na Bahia, Arraial do Cabo no Rio de Janeiro, Santos e Iguape em São Paulo. Entretanto, existe interesse em abrir o leque, em especial para cidades e regiões detentoras de patrimônio naval expressivo, como é o caso e Camocim –CE, São Luis-MA, Belém, Ilha do Marajó-PA, João Pessoa, Pitimbu-PB, Natal, Macau, Touros – RN, Paraty-RJ, Rio Grande-RS, Paranaguá, Antonina-PR, Laguna, Florianópolis, Itajaí e São Francisco do Sul–SC, dentre outros.
A 1ª turma do curso contará com cinco jovens sergipanos, Daiane Fausto dos Santos – Brejo Grande- SE, Janisson Paulo Nascimento Santos -São Cristovão – SE, José Marcio Rodrigues dos Santos – Indiaroba – SE, José Adilson dos Santos – São Cristovão- SE e Ubiratan Silva Prata – São Cristovão – SE.
Esses jovens possuem relação direta ou indireta com a comunidade pesqueira. Eles são filhos de pescadores, participantes de projetos sociais e/ou artesãos. A pretensão é de que estes jovens possam se somar as atividades de educação patrimonial realizadas através da Casa do IPHAN e da Superintendência do IPHAN em Sergipe.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B