Alunos da Rede e-Tec Brasil em Sergipe recebem diploma

(Fotos: Eugênio Barreto)

"Estou emocionado e feliz por ter realizado um antigo sonho". As palavras ditas por Márcio Santos Bonfim retratam o clima emocional registrado durante a solenidade de formatura dos primeiros alunos da Rede e-Tec Brasil em Sergipe. 116 alunos dos cursos técnicos em Atividades Comerciais e de Informática receberam seus respectivos diplomas de conclusão do curso, que teve a duração de dois anos.

Durante a solenidade, o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, foi representado pela diretora do Serviço de Educação Profissional da Seed, professora Rivânia Andrade."Hoje é um dia de festa, de comemorações. Fazer educação a distância não é fácil, mas é gratificante para todos nós chegarmos ao final da jornada com a consciência do dever cumprido", disse a professora. Como coordenadora dos cursos, ela deixou uma mensagem para todos os alunos: "Continuem estudando sempre, e nunca desistam dos sonhos", disse emocionada.

Dos 116 alunos que se formaram, 51 são do curso técnico em Atividades Comerciais e 65 do curso Técnico de Informática. Em Sergipe, a Rede e-Tec foi implantada em 2009, nos municípios de Aracaju, São Cristóvão, Nossa Senhora das Dores, Itabaiana, Estância, Propriá, Lagarto e Canindé do São Francisco. Além dos cursos de Informática e Atividades Comerciais; Secretariado e Serviço Público, também são ofertados aos alunos. Os cursos são ministrados nos colégios da Rede Estadual de Educação.

Márcio Santos Bonfim é natural de Própria. Ao lado de familiares, ele aguardava com ansiedade o início da solenidade para receber o diploma de conclusão do curso em Informática. "Foram dois anos de luta, dedicação e sacrifício para realizar um sonho", disse o aluno, que sempre estudou em colégios públicos.

Natural do município de Estância, Bárbara da Conceição Abreu estava radiante. "Informática é uma área que tem bastante aceitação no mercado de trabalho. Estou bastante feliz por ter concluído esse curso", ressaltou.

Mercado de trabalho

Genilza Rodrigues dos Santos informou que vai continuar estudando para alcançar mais objetivos e realizar outros sonhos. Ela concluiu o curso técnico em Atividades Comerciais. "Adorei o curso; os colegas, os professores e os tutores, enfim, só tenho que agradecer essa oportunidade que tive para estudar e aprender cada vez mais", disse.

Edson Santos Rosa é natural de Riachão do Dantas. "O mercado de informática é exigente, por isso devemos nos qualificar sempre. A concorrência é grande, mas tem sempre espaço para os bons profissionais", disse.

A itabaianense Ana Paula Rocha Barreto cursa Sistema de Informática na Universidade Federal de Sergipe, mesmo assim, ela fez questão de fazer o curso técnico em seu município. "São novos conhecimentos que a gente vai adquirindo para colocar em prática no trabalho. Estou muito feliz por ter vencido mais esse desafio profissional", ressaltou.

Patrono da turma, o professor Ronaldo Nunes Linhares elogiou o esforço e a dedicação de todos os alunos. "Todos estão de parabéns. Agora, qualificados, podem entrar no mercado de trabalho de igual para igual. Continuem estudando, nunca percam a motivação e tenham perseverança para alcançar seus objetivos", ensinou.

Expansão da matrícula

"A principal meta da Rede no estado é expandir a oferta de matrícula para cursos de formação profissional na rede pública estadual", ressaltou a professora Rivânia Andrade. Para a implantação dos cursos, a Secretaria de Estado da Educação instituiu o Núcleo de Educação Profissional a Distância, instalado no Colégio Estadual Professor Gonçalo Rollemberg Leite, que é responsável pela Gestão acadêmica, pedagógica e tecnológica do e-Tec Brasil no estado.

A Rede da Escola Técnica Aberta do Brasil, lançada em 2007 pelo Governo Federal, tem o objetivo de propiciar formação profissional técnica de nível médio na modalidade de educação a distância e ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos, em regime de colaboração entre a União, estados, Distrito Federal e municípios, cabendo a estes providenciarem estrutura, equipamentos, recursos humanos, manutenção das atividade e demais itens necessários para as Escolas pólos. O MEC é responsável pela assistência financeira na elaboração dos cursos.

Investimentos

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação, vem estimulando a ampliação da educação profissionalizante no Estado. As matrículas nos cursos profissionalizantes oferecidos pela rede estadual saltaram de 300 em 2007, para quase duas mil em 2012. Com investimentos acima de R$ 76,7 milhões, o governo sergipano já garantiu a abertura de mais de 11 Centros Profissionalizantes no estado. As obras serão realizadas em parceria com o Governo Federal.

Fonte: Ascom Seed/SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais