Alunos apresentam projetos durante a Feira de Ciências

Alunos apresentam os projetos (Fotos: Portal Infonet)

Natália Carvalho mostra protótipo de gerador

Gerador 'Savonios' apresentado pelo grupo

Professora diz que número de projetos apresentados cresce a cada ano

Essa foi uma sexta-feira diferente para estudantes e professores que participaram da Feira de Ciências de Sergipe, na Universidade Federal (UFS) com o apoio do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec). A ação vai até a tarde de hoje e deve reunir 4 mil pessoas que estarão atentos a apresentação dos cerca de 120 projetos de alunos de escolas públicas e privada.

Um desses projetos é apresentado pelo grupo da aluna do terceiro ano, Natália Carvalho, do Instituto Federal de Sergipe. A turma mostra o gerador savonius, um projeto que capta energia eólica para transformar em energia elétrica. “Ele é diferente porque não precisa de um mecanismo. Ele capta o vento de qualquer região por causa da forma da hélice. Isso faz com que o projeto seja mais barato e tenha um custo menor”, explica a estudante que participa pela terceira vez de uma feira de ciências e acredita na importância de difundir a informação.

“É importante falar do nosso tema porque há pouco conhecimento e é bom mostrar para as pessoas que ele tem baixo custo. Até nós mesmos temos dificuldade em encontrar material acadêmico referente a ele”, ressalta Natália.

Entre outras instituições, o Instituto Técnológico de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) também esteve presente e levou equipamentos dos laboratórios de água e solos, bromatologia, setor de Metrologia (Inmetro) e do centro de memória da ciência e tecnologia de Sergipe. “O objetivo é mostrar um pouco dos serviços oferecidos pelo ITPS na área de pesquisa, ciência e tecnologia”,  diz o gerente de recursos humanos da instituição, Jeferson de Souza.         

De acordo com a coordenadora Raquel Freitag, a feira é resultado de um ano de trabalho desenvolvido nas escolas. “Cada professor inscreve seu projeto, de preferência multidisciplinar. Os projetos são selecionados e depois apresentados aqui na feira. Além dos cerca de 120 projetos da educação básica, também temos os das instituições de ensino”, diz.

A feira também conta com a visita de alunos e educadores de escolas particulares de todo o estado. "A cada ano, o número de projetos apresentados cresce", destaca Freitag.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais