UFS: estudantes desconhecem ordem de desocupação do MEC

Barracas continuam em frente a Didática I da UFS (Fotos: Portal Infonet)

Os estudantes que ocupam há uma semana um dos prédios da Universidade Federal de Sergipe (UFS) desconhecem oficialmente qualquer prazo ou ordem do Ministério da Educação (MEC) para que liberem o local. O Ministério comunicou, por meio do seu site, que as escolas e instituições que estão sob ocupação estudantil precisam ser liberadas até o final desta segunda-feira, 31, para que não atrapalhe a realização do Exame Nacional Ensino Médio (Enem), que ocorre no próximo fim de semana.

A comissão de comunicação da Ocupação na UFS, apesar de não ter sido notificada, diz que já ouviu boatos sobre o assunto e que os veem como maneiras de tentar ‘enfraquecer’ a mobilização dos universitários. “É mais uma forma do Governo de tentar desmobilizar as ocupações que ocorrem em todo o país”, entende a estudante Tácita Mykaelly. 

Para o estudante Paulo Lopes, apesar da intenção de persistir com a ocupação, os universitários mobilizados não querem prejudicar os alunos que vão realizar as provas do Enem. “De nenhuma forma o intuito aqui é prejudicar os alunos que vão fazer o Enem. Se for o caso do MEC precisar do espaço, a gente pode entrar em consenso com o pessoal da organização, liberar o prédio e retornar a ocupação após as provas ou até mesmo realocá-las para outro prédio”, considerou o estudante.

Comissão de comunicação da Ocupação não foi notificada pelo MEC

O vice-reitor da UFS, André Maurício, afirmou que não houve nenhum contato do MEC ou outro órgão a respeito da ocupação dos estudantes. Maurício acrescentou ainda que seria possível deslocar a realização das provas do Enem para outros prédios, de forma com que não conflitasse com a ocupação dos estudantes. A UFS aguardará ao longo da semana as instruções do MEC com respeito ao Enem.

Ocupação

Uma semana após o início da ocupação, os estudantes na UFS seguem dispostos a permanecer no local e até mesmo expandir o movimento para outros prédios da Universidade. Nesta terça-feira, os ocupantes se unirão ao ato dos servidores da UFS, que também estão em mobilização contra a tramitação da PEC 241 – que prevê limite nos gastos públicos por um período de até 20 anos.

Professores da UFS também fazem parte da ocupação, caso de Rosângela Machado e Sônia Meire. “O Brasil inteiro está em processo de resistência e luta contra os ataques do Governo com a PEC 241 e a Medida Provisória do Ensino Médio. As ocupações estão acontecendo em universidades, institutos e escolas públicas e além de lutar contra essas medidas do Governo Federal, cobram também dos Governos Municipais a questão do transporte escolar”, afirmou a professora.

Professores que apoiam mobilização acreditam que a luta deve persistir

Por Ícaro Novaes e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais