Atheneu é fechado para reforma, mas falta recurso

O Colégio Atheneu foi fechado para reforma em julho de 2015 (Fotos: Portal Infonet)

Escola Normal foi adequada para receber os 1013 alunos do Atheneu Sergipanse

Daniel Lemos diz que mesmo com esse problema o Atheneu funciona em tempo integral e os resultados dos alunos são positivos

Desde julho de 2015 que os 1013 alunos do Colégio Estadual Atheneu Sergipense foram transferidos para o prédio da Escola Normal para que fossem iniciadas as obras de adequação do Atheneu ao programa Escola em Tempo Integral e até o momento a reforma não foi iniciada. Quem passa pelo Atheneu Sergipense, que tem 146 anos de fundação, encontra um cenário parecido com o de uma escola abandonada.

“O desejo dos alunos é de estarem na sua escola. É uma questão de identidade dos estudantes, mas aqui, eles estão bem alocados, a estrutura da Escola Normal foi adequada para recebe-los”, explica o diretor do Colégio Atheneu Sergipense, Daniel Lemos, ao ressaltar que eles esperavam que a reforma fosse iniciada logo a após a transferência dos alunos para o prédio de outra unidade escolar.

No entanto, não foi o que aconteceu. Mesmo assim, ele afirma que compreende a situação, já que os recursos para a realização das obras, na ordem de R$ 7.5 milhões, estão sendo enviados pelo governo federal. “As mudanças feitas pelo governo Federal no Ministério da Educação atrasaram a liberação da verba. Já temos o projeto de reforma do Atheneu todo pronto, o que falta é o dinheiro”, explica.

Resultados positivos

Daniel Lemos, informa, ainda, que o Programa Escola em Tempo Integral foi implementado no Colégio Atheneu Sergipense no ano de 2007 e que mesmo com a transferência do corpo discente para a Escola Normal ocorrida em 2015, não houve prejuízo no desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes.

“Esse programa é uma realidade vitoriosa no Brasil todo, pois as escolas onde ele foi implementado estão apresentando os melhores índices na Educação. Aqui no Atheneu tivemos 130 alunos aprovados no Sisu [Sistema de Seleção Unificada]”, disse Daniel Lemos. Ele ressalta o resultado da aluna do 3° ano, Júlia Prado, que foi aprovada em primeiro lugar na Universidade de São Paulo (USP), no curso de Enfermagem.

Isso sem contar com os resultados de alunos do Atheneu Sergipense na Universidade Federal de Sergipe (UFS). “Um aluno nosso ficou em primeiro lugar em Engenharia Civil e outro em quatro lugar em Medicina na Universidade Federal de Sergipe. São alunos de uma escola pública e conseguiram esses resultados, graças ao programa de ensino integral”, diz.

Daniel Lemos ressalta que a relação ensino e aprendizagem, alunos e professores, está funcionando, o que falta mesmo é melhorar a estrutura do colégio. A assessoria de comunicação da Secretaria Estadual da Educação (SEED), informa que o projeto de reforma do Colégio Atheneu está pronto, inclusive o secretário da SEED, Jorge carvalho, está nesta quarta, 15, em Brasília para tentar resolver a liberação do recurso para a realização da obra. 

Por Moema Lopes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais