Inaugurada escola profissionalizante em Dores

Unidade objetiva aumentar a oferta de vagas no ensino técnico

Uma nova escola profissionalizante foi inaugurada em Nossa Senhora das Dores. O Centro de Educação Profissional Berila Alves de Almeida recebeu investimento na ordem de R$ 12.400.000 e promoverá a profissionalização dos jovens, qualificando mão de obra em Sergipe e gerando melhores oportunidades de trabalho. A unidade de ensino terá formação no eixo de agroindústria com cursos técnicos de nível médio nas áreas de alimentos e bebidas, com capacidade para atender 500 alunos por turno.

O novo Centro de Educação Profissional tem um ginásio poliesportivo coberto com arquibancadas e dois vestiários. O espaço conta, ainda, com dois galpões para capacitação técnica dos alunos.  A unidade ocupa área total de 20.000 m², sendo 5.600 m² de área construída. São dois pavimentos com 12 salas de aula, seis laboratórios de informática, línguas, física, química, biologia e matemática e dois laboratórios especiais. A unidade de ensino também é dotada de auditório, anfiteatro, biblioteca, salas de diretoria, secretaria, coordenação pedagógica e coordenação de estágio, de reprografia e de professores.

A escola foi dotada de acessibilidade em todos os ambientes, com rampa, elevador para pessoas com deficiência, piso tátil e sinalização. Foram construídos estacionamento interno, bicicletário e muro em concreto. A cobertura da unidade de ensino foi feita em estrutura metálica, com telhas em alumínio e forro de gesso. Houve a implantação de piso de alta resistência nas salas e áreas de circulação. Já as áreas externas da escola foram pavimentadas com piso em concreto intertravado. Outro detalhe foi a instalação de rede de combate a incêndio com hidrantes e sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) e de irrigação para as áreas gramadas.

A construção da nova escola objetiva aumentar a oferta de vagas no ensino técnico de nível médio aos moradores do município e região, diminuindo o déficit educacional. É uma unidade com instalações modernas e seguras, contribuindo para melhor aproveitamento do aluno e oferecendo boas condições de trabalho ao professor. O Centro Profissionalizante segue um projeto padrão estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) e desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O estudante Lucas Rodrigues, natural de Capela, visitou a unidade escolar na manhã de hoje, elogiou a estrutura e destacou que o espaço beneficiará toda a região do Médio Sertão. "Uma escola técnica é um grande passo, e caso a gente decida que não quer ingressar na universidade logo, é possível fazer um curso técnico. Esse é um grande incentivo do governo para a educação e uma oportunidade para nós, estudantes. Sou de outro município, mas posso dizer que a escola não vai beneficiar só Dores, como toda a área. A estrutura da escola é ótima. Se comparada a que estudo, essa é muito mais equipada. Tudo o que a gente sempre sonhou para a nossa escola, tem aqui. É uma unidade de ensino modelo".

A faxineira Maria da Silva acredita que o funcionamento do centro profissionalizante vai beneficiar muito, inclusive com relação à geração de empregos, que é uma das maiores dificuldades, segundo ela, na região.  “Vai ser bom para todo mundo, pois as coisas não estão fáceis. Está todo mundo procurando trabalho, inclusive eu, que tenho um filho e passamos por muitas necessidades”, comentou. Vislumbrando a geração de renda, o comerciante Jorge Sobrinho viu na abertura do centro profissionalizante uma oportunidade de ganhar dinheiro. Por morar próximo, ele decidiu abrir uma lanchonete para vender comida a trabalhadores e estudantes da nova escola da região. “Creio que a escola vai ter um bom movimento”, ensejou.

Fonte e foto: ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais