Projeto ‘Somos’ é debatido no Baixo São Francisco

O encontro foi realizado no Complexo Administrativo e Pedagógico da Seed, em Aracaju (foto: Maria Odília)

Com o objetivo de dar encaminhamento à execução das ações do projeto ‘Somos’, a Secretaria de Estado da Educação, por meio da Coordenadoria de Gestão Democrática e Articulação com os Municípios (Cogedam/Seed), promoveu uma reunião nesta quarta-feira, 3, com representantes dos municípios do Baixo São Francisco – região prioritária para o governo estadual, na qual estão concentradas as ações do projeto -, e com o Instituto de Pesquisa em Tecnologia e Inovação (IPTI).

O encontro foi realizado no Complexo Administrativo e Pedagógico da Seed, em Aracaju, e contou com a participação do secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, do superintendente executivo da Seed, Everton Siqueira, da diretora da Cogedam, Simone Paixão, e do consultor do IPTI, Saulo Barreto.

Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação, o Projeto Somos visa melhorar a qualidade do ensino em todos os municípios da região do Baixo São Francisco, utilizando tecnologias resultantes da pesquisa da neurociência para fazer com que os alunos aprendam as competências necessárias que devem aprender nos anos iniciais do ensino fundamental.
Dentre as ações debatidas na reunião estiveram as do projeto TAG (Tecnologia de Apoio à Gestão) – executado dentro do projeto ‘Somos’ -, uma tecnologia social de gestão da educação e saúde nas escolas, a partir de uma plataforma computacional, que integra gerenciamento de informações e apoio à tomada de decisão.

‘Somos’

Estão sendo investidos mais de R$ 3 milhões para promover a elevação da qualidade do ensino, do aprendizado, do letramento e do numeramento dos alunos da região. Os recursos são aplicados para atender às escolas municipais e da rede estadual de ensino integrantes e beneficiadas com as ações do projeto. Beneficiando cerca de dois mil alunos, para sua execução, o projeto ‘Somos’ distribuiu tablets para estudantes e professores, por meio do qual estes acessam as plataformas digitais do projeto.

O ‘Somos’ distribui cadernos e aprendizagem para os discentes e promove ainda capacitação para os professores. Os docentes que integram o projeto podem ainda participar de um programa de bolsa de pesquisa, remunerada, por meio de uma parceria da Seed com a Fundação de Apoio à Pesquisa e à inovação Tecnológica de Sergipe do Estado de Sergipe (Fapitec).

Fonte: Ascom SEED

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