Semed investe em arte para envolver estudantes

Esse é o objetivo do projeto 'Quinta da Arte' (Foto: Semed)

Valorizar os alunos a partir de ações artísticas construídas dentro de suas realidades. Esse é o objetivo do projeto “Quinta da Arte”, lançado no mês de maio na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jaime Araújo pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), através da Coordenadoria de Artes (Coarte).

Todas as quintas-feiras, a Coarte leva um projeto artístico para as escolas que trabalham com a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O trabalho, por meio da memória oral, mobiliza a comunidade escolar na medida em que valoriza a vivência pessoal de seus integrantes. É nessa perspectiva que a atividade busca conhecer a realidade dos alunos a partir das suas próprias narrativas, levadas a público por meio de leituras dramáticas realizadas pelo núcleo de teatro da Semed.

Nesta quinta-feira, 4, além das leituras dramáticas os alunos assistiram uma apresentação da banda Meados de Maio e do grupo de dança MSD, com artistas moram na comunidade e cantam e dançam a realidade que vivem. Rivaldino dos Santos, coordenador de Artes da Semed, explica que o principal objetivo do projeto é valorizar os alunos do EJA e enfatizar a importância desse retorno à escola. “Nós buscamos valorizar a pessoa através dessa ação de estimular o respeito ao outro. Estamos vivendo o problema social da violência e a escola é um ambiente extremamente importante para trabalharmos a não-violência e a importância desses jovens e adultos voltarem ao ambiente escolar”, enfatizou.

Para a aluna do quinto ano do EJA, Eunice Santos de Santana, 48 anos, a ação foi muito importante porque, ao ouvir os relatos dos outros alunos, ela se sente ainda mais motivada a passar por todas as dificuldades e a investir em seus estudos. “Eu achei essa ação maravilhosa porque estimula mais a gente, eu parei de estudar há 30 anos e hoje eu me senti mais motivada, mais valorizada enquanto pessoa, porque eu sei que pessoas iguais a mim estão contando as suas histórias, passando pelas mesmas dificuldades que passo. A gente vê que a nossa realidade é a mesma”, analisou.

Já Eduardo Jaime dos Santos Moura, 21 anos, aluno do sétimo ano, destacou a importância do contato com a arte. “Eu achei muito importante a gente ter um momento artístico nas escolas, eu prestei atenção nas músicas e nos textos e ouvir as histórias dos nossos colegas de outras escolas, que são parecidas com as histórias da gente, gostei muito”, afirmou Eduardo.

Fonte: Semed

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais