Alunos do IFS manifestam contra mudança da coordenação

Estudantes reivindicam a permanência da coordenadora

Na manhã dessa sexta-feira, 2, alunos do curso de Agroindústria do Instituto Federal de Sergipe (IFS), do Campus de São Cristóvão, localizado no povoado Quissamã, fizeram uma manifestação enfrente a instituição. Dentre pautas de reivindicações, os alunos cobravam a permanência da coordenadora do curso, Raquel Anne Ribeiro, que segundo eles, foi exonerada na manhã de hoje. Além disso os alunos também reclamam da falta de verbas, da falta de estrutura do campus e falta de diálogo por parte do reitor.

De acordo com os alunos, o reitor Ailton Ribeiro, por meio de uma portaria, exonerou a servidora sem nenhum motivo lógico. “A forma como ele trata o servidor e aluno é um absurdo. Não tem o menor respeito. Não aparece aqui no Campus para saber das reais necessidades dos alunos. A saída da coordenadora só prejudica os estudantes”, comentou o aluno, João Victor Pimenta.

Os estudantes também reclamam da falta de verbas para participação em eventos. “Por falta de verbas, não participamos da última edição dos jogos do IFS, onde todos os IFS do Brasil participam”, comentou o estudante Osvaldo Luduvice.

Ainda de acordo com os estudantes, algumas obras estão inacabadas. “As obras da fachada e dos alojamentos até hoje não terminaram. Estão paradas há quatro anos. Eles começaram, mas agora estão assim, inacabadas” comentou Osvaldo.

Osvaldo Luduvice e João Victor Pimenta

Fachada do IFS inacabada

Professores também aderiram a manifestação, entre eles os professores de Educação Física, Marco Arlindo e Roger Carlos. “Os protagonistas desse movimento são os alunos, mas penso que uma instituição educativa, ela tem que possibilitar a liberdade de expressão e a criticidade dos alunos. Isso é formação política no sentido amplo. Era um dia normal de aula e eu resolvi somar e aderir esse movimento, porque todas as causas pleiteadas são justas devem ser apoiadas”, comentou Roger.

Marco Arlindo também destacou como justa a reivindicação dos alunos. “Eles estão querendo saber quais os motivos que levaram a saída da coordenadora, já que a mesma foi surpreendida por uma portaria na manhã de hoje. A gente entende que a escola não se limita a sala de aula. A formação precisar ser ampla. Estamos aqui porque entendemos que isso faz parte da formação cidadã que a escola tanto almeja”, comentou.

A equipe do Portal Infonet tentou entrou em contato com a assessoria do IFS de São Cristóvão e foi informada que o diretor Alfredo Cabral retornaria, mas até o fechamento dessa matéria não recebemos retorno. Permanecemos a diposição pelo número 2106-8000 e pelo jornalismo@infonet.com.br

Por Alcione Martins

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais