Projeto das comunidades afro-religiosas promove oficina

A primeira oficina será ligada a área da justiça (Foto: assessoria do evento)

Nesta quarta-feira, 14, às 14h, no Centro Cultural de Aracaju, acontecerá a primeira oficina organizada pelo projeto Olope Grits, um projeto que tem por objetivo principal, prestar assessoria jurídica e de comunicação aos religiosos e templos afro-brasileiros em Sergipe, e a formação e consolidação de um Conselho Griot Feminino como órgão consultivo e de aconselhamento das assessorias jurídica e de comunicação.

A primeira oficina será ligada a área da justiça. “Olope Justiça – formação e capacitação das organizações e templos afrorreligiosos para as estratégias de defesa dos direitos e de políticas públicas para essas comunidades” será ministrada pelo coordenador de justiça do projeto, Ilzver Matos.  A segunda oficina acontece dia 22 de junho, às 14h. “Olope Comunicação-  formação e capacitação sobre mídias sociais e o uso dos instrumentos de comunicação” será ministrado pela assessora de comunicação do projeto, Elma Santos. As oficinas são gratuitas.

De acordo com a coordenação do projeto, a iniciativa atende diretamente cerca de 50 pessoas de Terreiros. “O maior impacto que o projeto trará aos seus beneficiários é a oportunidade do conhecimento sobre novas temáticas, além da troca de valores e o alcance de saberes científicos e tecnológicos que as oficinas de formação e a formação do Conselho Griot permitirão aos beneficiários” explica Iyá Martha Sales, uma das coordenadoras do projeto.

Durante um ano, comunidades de matizes africanas serão capacitadas por profissionais gabaritados da área de Comunicação e Direito. “A assessoria de comunicação objetiva auxiliar os afroreligiosos no trato com os meios de comunicação e as mídias sociais e dar visibilidade às suas demandas por reconhecimento, direitos e políticas públicas. Já a assessoria jurídica contará com atendimento individual e coletivo, elaboração e acompanhamento de processos judiciais e administrativo através da técnica da assessoria jurídica popular inovadora” explica a yalorixá Sônia Oliveira, uma das coordenadoras do projeto.

O projeto Olope Griots é uma realização da Sociedade Omolàiyé com apoio, parceria e financiamento do Fundo Brasil de Direitos Humanos e a parceria do Mestrado em DH da UNIT e do NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e  Indígenas UFS).

Fonte: assessoria do evento 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais