As doações de livros podem ser feitas através do Dase (Foto: Eugênio Barreto) |
A Secretaria de Estado da Educação, através da Divisão de Material, Ensino-Aprendizagem (Dismea), do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), tem promovido duas campanhas visando melhorar o acesso e a conservação dos livros. Uma das campanhas chama-se "Eu conservo o livro didático" e a outra é "Compartilhe seus Livros e Transforme Vidas".
De acordo com o coordenador da Dismea, Marcos Vinícius Melo dos Anjos, a Seed participa do Programa do Livro Didático, atrelado ao FNDE. Através dele, as escolas recebem livros didáticos durante um período de três anos e ao final desse triênio, são enviados outros títulos.
"Nossa preocupação é que, ao final do primeiro ano de uso, muitos alunos rasgam, amassam, retiram a capa, ou seja, não tratam os livros da maneira correta. A ideia é que a campanha conscientize os alunos", explicou Marcos Vinícius.
A Dismea enviou cartazes para as unidades de ensino, através das Diretorias Regionais de Educação. O objetivo é que cada escola, dentro de sua realidade, desenvolva ações para a conservação dos livros.
A partir de agosto será realizada uma reunião com os diretores para discutir o que os gestores já pensaram para efetivar a campanha e socializar as práticas exitosas para todo estado. "Nosso papel foi instigar a ideia. A essência é que os estudantes tentem preservar os livros o máximo possível, forrando, evitando amassar e dobrar, deixando em bom estado de uso. O desdobramento de como vai acontecer em cada espaço escolar, deixamos livre para cada unidade de ensino fazer", disse o coordenador.
Doação de livros
"Compartilhe seus livros e transforme vidas" é o nome de outra campanha desenvolvida. Segundo Marcos Vinícius, a ação teve início no ano passado em uma conversa entre o diretor do Dase, Fábio Leite, e o secretário de estado da Educação, Jorge Carvalho, com o objetivo de pedir à sociedade civil que compartilhe seus livros.
O coordenador explicou que, por diversos motivos, muitas pessoas querem se desfazer de livros, e que doar para as escolas seria uma opção proveitosa. "Acredito que já chegaram aqui em torno de quatro mil livros, que já demos destinos a bibliotecas escolares", disse.
As doações podem ser feitas através do Dase, pelos telefones 3253-8101 e 3253-8103, ou ainda pelo e-mail assessoria.dase@seed.se.gov.br. O interessado entra em contato e a Dismea envia um técnico para o local. "Lá nós iremos analisar o material, fazer uma triagem e trazemos os livros que atendem aos critérios", explicou.
Marcos Vinícius esclarece que não é qualquer livro que pode ser doado, pois há critérios específicos. A campanha não recebe doação de livros didáticos, pois a Seed já participa do PNDL (Programa Nacional do Livro Didático). O material doado precisa estar em bom estado de conservação. Já sobre o tipo das obras, podem ser: romance, paradidático, periódicos ou revistas. Enciclopédias também podem ser doadas, se estiverem atualizadas.
As escolas beneficiadas são as que possuem um baixo acervo de títulos literários em suas bibliotecas.
Fonte: SEED
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B