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Ela estará reunida com outros 77 alunos de ensino médio (Foto: Luiz Eduardo Carvalho) |
Alexia das Graças Paixão Carvalho, 17, aluna do segundo ano do curso técnico integrado em Química do do Instituto Federal de Sergipe , é a estudante sergipana selecionada pela Câmara dos Deputados para participar do Parlamento Jovem 2017, a ser realizado entre os dias 25 e 29 de setembro, em Brasília. Ela estará reunida com outros 77 alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares, de todo o país, que serão empossados e atuarão como deputados jovens por uma semana.
A aluna obteve 98 pontos em seu projeto de lei, em um total de 100 pontos. Sua proposta sugere arborização próximo a indústrias responsáveis pela maior parte de emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. A ideia de propor esse projeto surgiu quando Alexia no 1º ano. “Estudei uma matéria chamada química ambiental, essa matéria me influenciou ao interesse na área ambiental. Naquele ano também houve a oportunidade de um trabalho de sociologia desenvolvido em sala de aula proporcionando a experiência de desenvolver um Projeto de Lei . A partir do aprendizado com a matéria e o trabalho de sociologia, pude elaborar o meu Projeto de Lei”.
O resultado final e classificação foram divulgados segunda-feira, dia 14 de agosto, no Portal do Câmara dos Deputados. Alexia concorreu a única vaga destinada ao estado de Sergipe com outros três estudantes: Maria Daniella Moura da Silva , que também é aluna do Campus Aracaju do IFS; Ariosvaldo Oliveira Neto, do Colégio Estadual Atheneu Sergipense e Niña Victor Ferreira Cardoso, da Fundação Bradesco/Propriá. O processo seletivo teve duas etapas: a pré-seleção, realizada pelas Secretarias de Educação de cada estado e do Distrito Federal, e a seleção final, realizada por servidores da área legislativa da Câmara dos Deputados.
O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens. A riqueza de aprendizados é grande e os 78 alunos que são empossados como deputados jovens têm a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade. Somados à experiência de convivência com as culturas de todas as partes do nosso país, o PJB potencializa a atuação mais democrática dos jovens e seu protagonismo político.
“Sinto-me realizada por participar do Parlamento Jovem, pois será uma experiência única poder conhecer o Congresso Nacional e o trabalho(s) dos(as) deputados(as), conviver com outros jovens de todo o Brasil e principalmente refletir sobre a realidade nacional fortalecendo assim o exercício da minha cidadania”, avalia Alexia.
Para o professor de Sociologia do Campus Aracaju, Alysson Cristian Rocha Souza , que coordenou os trabalhos com as alunas Alexia e Maria Daniella, o resultado foi espetacular, tanto pela aprovação quanto pelo conceito atribuído ao projeto. “Será uma experiência pessoal e cidadã incrível para Alexia. Contribuirá bastante para a sua formação como cidadã e como pessoa”, afirma.
Fonte: IFS
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