Lagarto: alunos da UFS estão amedrontados com assaltos

Estudantes do campus de Lagarto estão assustados com os assaltos nas proximidades  (Foto: ASN)

Os alunos do campus Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (UFS) estão amedrontados com a ocorrência de assaltos na região. O clima de insegurança ficou ainda maior após um assalto ocorrido na última quinta-feira, 17, quando um grupo de sete alunos foi abordado por homens armados.

Os assaltos, segundo relato dos estudantes, acontecem em plena luz do dia, na rua de acesso ao portal principal do campus Professor Antônio Garcia Filho.  Somente nesta semana, além do grupo, outras quatro pessoas teriam sido vítimas de assaltos na mesma localidade.

A estudante Nayline Carvalho, que é do curso de Medicina, conta que os assaltos tem atrapalhado a rotina dos estudantes. “A gente não pode levar computador e celular. Isso atrapalha os nossos estudos. Ao mesmo tempo, se a gente não levada nada, existe o medo de os assaltantes se irritarem. Muitos alunos que escolhem almoçar no Resun, que é mais barato, estão deixando de fazer isso por causa da violência. A gente acaba dependendo de carona ou moto taxi para chegar em segurança na porta da UFS, mas nem sempre há condições financeiras para isso”, lamenta.

Os estudantes vão organizar um abaixo assinado pedindo mais segurança nas imediações do campus de Lagarto. “Entregaremos o abaixo assinado ao prefeito e ao reitor Angelo Antoniolli. No documento, pedimos mais segurança ao redor da UFS, câmeras, rondas policiais e a fixação de uma viatura da PM em pontos estratégicos da região”, explica.

Direção da UFS

O diretor acadêmico pedagógico, Frederico Leão, explicou que já foram tomadas algumas medidas para aumentar a segurança no campus, entre elas, rondas em horários estratégicos com vigilantes patrimoniais, inclusive no trecho que liga o campus à rodovia. O diretor disse também que já houve reuniões com a PM para debater o assunto e que o Município também colocou a Guarda Municipal para fazer rondas na região.  O diretor destacou que os alunos tem acesso direto à diretoria e que está à disposição para a tomada de providências que estejam dentro da possibilidade da UFS.

PM

O tenente-coronel Kleberson Pinheiro, comandante do Batalhão da PM que atua na região, disse que estranhou o fato de os alunos terem relatado o fato primeiramente à imprensa e não à PM. O comandante reforçou que no caso de assaltos, as pessoas devem acionar imediatamente os policiais militares, por meio do 190 e do (79) 99682-7190.

O tenente-coronel Kleberson Pinheiro explicou também que a PM faz rondas constantes na região em torno da UFS, mas não dentro do campus, pois a área é de atuação da Polícia Federal. Ainda de acordo com o comandante, existem duas câmeras na entrada do campus, ligadas a uma Central de Monitoramento da PM, enquanto a área dos fundos (que fica nas proximidades de um bairro com índice de crimes) é monitorada por meio de rondas. A possibilidade de disponibilizar uma viatura para atuar de forma fixa na área foi descartada pelo tenente-coronel Kleberson Pinheiro. Ele explicou que o efetivo é escasso para as demandas de toda a cidade.

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais