Diretores e coordenadores são orientados sobre livro

O prazo para escolha do livro didático teve início dia 21 (Foto: Maria Odília)

De forma inédita, a partir deste ano, uma grande parte da execução do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), como o remanejamento, a solicitação da reserva técnica e a escolha dos livros didáticos pelas escolas, passou a ser realizada pelo sistema PDDE interativo. Para esclarecer os gestores escolares sobre o novo modo de efetuar e registrar a escolha do livro didático, o Departamento de Apoio ao Sistema Educacional da Seed está reunindo, por diretoria regional de Educação (DRE), diretores e coordenadores escolares das escolas de ensino médio da rede pública estadual.

Com esta finalidade, a Divisão de Material, Ensino-Aprendizagem da Secretaria de Estado da Educação (Dismea/Dase/Seed) reuniu nesta quinta-feira, 24, em Aracaju, os gestores das escolas da capital e da DRE 8. O prazo para escolha do livro didático teve início na última segunda-feira, 21, e os professores, diretores e coordenadores educacionais das redes públicas de ensino de todo país têm até 4 de setembro para escolher os materiais didáticos que serão utilizados pelos alunos do ensino médio a partir do próximo ano letivo.

O diretor do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase/Seed), Fábio Leite, assegurou aos gestores, durante o encontro, que a Secretaria de Estado da Educação (Dismea/Dase) oferece o suporte necessário aos profissionais responsáveis pelo processo de escolha dos livros nas escolas, disponibilizando auxilio técnico e informações quanto ao registro da seleção do material didático.

"A escola que ainda não tenha acesso ao sistema, deve o seu gestor procurar o Departamento de Apoio ao Sistema Educacional da Seed para solicitá-lo", afirmou Fábio Leite, ao acrescentar que "é responsabilidade do diretor da escola realizar o registro dos livros escolhidos no Sistema PDDE Interativo".

Ao explicar o passo-a-passo do novo sistema, o coordenador da Divisão de Material, Ensino-Aprendizagem da Secretaria de Estado da Educação (Dismea/Dase/Seed), Marcos Vinícius Melo, salientou que todas as orientações quanto à execução do PNLD em seu âmbito de gestão e, mais especificamente, quanto à utilização do sistema, estão disponíveis no portal do FNDE, em www.fnde.gov.br >> Programas >> PNLD >> Apoio à Gestão.

Escolha

Como regra básica, devem ser selecionadas duas opções de coleções de cada componente curricular, de editoras diferentes. Caso não seja possível a aquisição dos livros da editora da primeira opção, o FNDE negociará as obras da segunda opção. "Temos feito com que os nossos professores escolham tanto a primeira quanto a segunda coleção, pois, desse modo, os livros que a escola receberá do PNLD estarão em acordo com a escolha dos professores", destaca o diretor do Colégio Estadual Ivo do Prado, professor Renival Vieira. Segundo afirmou, na escola os professores estão em processo de discussão para decisão final de escolha das coleções.

Caso a escola não queira receber livros de algum componente, basta manter a indicação inicial do sistema: "Não desejo receber livros deste componente". Ou seja, se registrar escolha para alguns componentes e deixar de marcar em outros, só receberá os livros que escolheu. Se gravar a escolha sem marcar nenhum componente, não receberá qualquer obra.

Por outro lado, se o colégio não acessar o sistema ou não registrar opção em nenhum momento, será encaminhada, compulsoriamente, uma das coleções aprovadas de cada componente curricular. "Fica demonstrado então que não proceder à escolha do livro didático é quesito prejudicial para as escolas", reforçou Fábio Leite.

Grande parte das obras didáticas do PNLD é reutilizável. Confeccionado com uma estrutura física resistente, o livro tem durabilidade prevista de três anos, ou seja, deve ser utilizado por três estudantes em três anos consecutivos. Para que nenhum aluno fique prejudicado no próximo ano letivo, é necessária a conscientização de pais, alunos e professores sobre a importância da devolução e dos cuidados com os livros durante sua utilização.

*SEED com informações do FNDE.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais