Alunos de SE serão jovens embaixadores do Brasil nos EUA

No sentido horário: Paulo, Sérgio, Caio e Letícia (Fotos: Seed/Maria Odília)

Os alunos Paulo Teylor Barreto Lima (Colégio Estadual Murilo Braga -Itabaiana) e Sérgio Vieira Santos Júnior (Centro de Excelência Atheneu Sergipense – Aracaju) foram os classificados pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil para representarem o país como Jovens Embaixadores. A divulgação dos nomes dos dois alunos sergipanos ocorreu nesta terça-feira, 31, dentre uma lista de mais de 50 estudantes de todo o país.

Eles irão passar três semanas em janeiro de 2018 nos Estados Unidos, aperfeiçoando a língua inglesa e conhecendo instituições americanas. Em Sergipe, foram classificados quatro alunos. Além dos dois que irão para os EUA, Caio Henrick da Silva Brandão (Centro de Excelência Atheneu Sergipense – Aracaju) e Letícia Mikelly da Rocha Eleutério (Centro de Excelência Atheneu Sergipense – Aracaju) farão o curso English Immersion Program, em Brasília, em julho de 2018.

O aluno Sérgio Vieira, que cursa do 3º ano do Atheneu, informou que os professores foram decisivos para que ele se inscrever no programa, mas que todos os dias ele assiste a filmes, séries e documentários em inglês como aperfeiçoamento da língua inglesa. "Estou na expectativa. Meus professores me apoiaram muito a participar. O colégio me deu a possibilidade e o espaço de praticar o inglês com outros alunos, mas aprendo a pronúncia em casa, através da internet", disse.

Paulo Taylor, aluno do 3º do Murilo Braga, disse que desde criança sonha com o cotidiano, a vida, a arte norte-americana, mas que a família não tinha condições de oferece-lo um intercâmbio. Segundo ele, foi quando ficou sabendo do Programa Jovens Embaixadores através da Secretaria de Estado da Educação e resolveu se inscrever com o apoio dos professores. "Não acredito ainda, porque sempre foi meu sonho. Não sei o que irá acontecer ainda, mas quero aperfeiçoar a língua, fazer Letras-Inglês e, quem sabe, seguir carreira. Agradeço a todos que me apoiaram e me estimularam para que me inscrevesse no programa", disse.

Jovens Embaixadores

Os estudantes que se encaixaram nos critérios especificados pelo programa preencheram uma ficha de inscrição e receberão uma reposta automática dizendo se atenderam aos pré-requisitos básicos e se foram aprovados para a segunda etapa.

As fases seguintes do processo de seleção envolveram envio de documentos, prova escrita e oral e, no caso dos semifinalistas, uma visita da Embaixada a casa deles em Sergipe. A viagem aos Estados Unidos está programada para janeiro de 2018.

Criado em 2002 por iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos, o Jovens Embaixadores busca valorizar estudantes que sejam exemplos em suas comunidades. Desde então, mais de 500 jovens já foram beneficiados pelo programa.

Durante a primeira semana do programa, os selecionados visitam Washington DC, capital dos Estados Unidos, a fim de conhecerem seus principais pontos turísticos e organizações dos setores público, privado e do terceiro setor. Depois, são divididos em grupos menores que viajam para estados diferentes. Lá, são hospedados por uma família americana, assistem a aulas e participam de atividades ligadas à responsabilidade social e empreendedorismo.

Com informações da Seed

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais