Alunos vão à SEED para impedir escola em tempo integral

João Paulo teme que mudanças na escola (Fotos: Portal Infonet)

Estudantes estão em greve desde o dia 4 de dezembro

Cerca de 1300 alunos do Colégio Estadual Felisbelo Freire, em Itaporanga D´Ajuda, estão em greve desde o último dia 4 de dezembro por se mostrar contra transformar a instituição em Centro Experimental de Ensino Médio em Tempo Integral. Na manhã desta terça-feira, 19, alguns deles, juntamente com professores, foram à Secretaria de Estado da Educação (SEED) se reunir com os gestores para dialogar sobre o assunto.

De acordo com Alisson Andrade, professor de história da instituição há 13 anos, a escola não tem estrutura física para a implementação. “A escola não tem quadra poliesportiva, vestuário e nem refeitório de acordo com o que o Ministério da Educação exige”, reclama.

“Foi feita uma reunião com o conselho escolar, eles tomaram uma decisão em primeiro momento autorizando a implantação do ensino integral na escola. Dois dias depois, foi pressionado pelos alunos e decidiu suspender a decisão. Quando foi marcada a nova reunião, o conselho decidiu pela revogação da primeira ata. Mas a SEED não está querendo respeitar a segunda ata que revogou a primeira”, explicou o professor Alisson Andrade.

No momento, o Felisberto Freira engloba turmas do ensino fundamental e médio. Entretanto, a partir da implementação, apenas o ensino médio continuaria a funcionar, de acordo com o professor. “O colégio hoje tem 1200 alunos. Com ensino integral iria ficar com cerca de 450 e uma grande parte ficaria de fora”, lamenta.

Outro motivo para a greve estudantil é o fato de que o turno da noite pode ser extinto, como diz João Paulo, 18, aluno do 2º ano do ensino médio . “Muitas pessoas que trabalham pelo dia e estudam à noite não poderão mais estudar porque as escolas menores que têm lá são do 6º ao 9º ano e uma que tem ensino médio só tem seis salas. Não tem condições de todos estudarem”, informa. A previsão é que a greve estudantil se estenda até o dia 24 de janeiro de 2018.

SEED

Em nota, a SEED informou que os alunos foram recebidos pelo Núcleo Gestor de Escolas em Tempo Integral, juntamente com o secretário da Educação em exercício, professor Everton Siqueira.

De acordo com a Secretaria, o aceite das escolas na modalidade de ensino em tempo integral é realizado de forma democrática, por reuniões realizadas com conselhos escolares, com aprovação de seus representantes de pais, alunos, professores e comunidade no geral. No dia 26 de dezembro haverá um novo encontro, já que, segundo a SEED, "a não adesão não cabe mais a Secretaria de Estado da Educação, mas ao Ministério Público Estadual, por ser a Secretaria de Estado da Educação um ente que cumpre o que determina a legislação em vigor, no que se refere a implantação gradativa do Ensino Médio em Tempo Integral".

por Jéssica França

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais