Escolas de Socorro criarão Grêmio Estudantil

Inaldo Luís sanciona lei que garante gestão democrática nas escolas (Fotos: Ascom/Socorro)

Os estudantes matriculados na rede pública de ensino do município de Nossa Senhora do Socorro já começaram a mobilização para implantação dos grêmios estudantis nas escolas mantidas pelo poder público municipal. Nesta quarta-feira, 27, o prefeito Inaldo Luís da Silva sancionou lei, de iniciativa do próprio Poder Executivo e aprovada na Câmara Municipal de Vereadores, que institui a gestão democrática nas escolas municipais.

O prefeito reuniu lideranças estudantis e representantes dos professores para participar da solenidade ocorrida pela manhã na sede da prefeitura e enalteceu o interesse em adotar medidas durante a gestão para promover melhoria na política educacional em Socorro. O presidente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Aracaju (Umesa), Jhonata Hora, avalia que a gestão democrática viabilizará a criação do Grêmio Estudantil nas escolas públicas do município. “A Umesa participou ativamente na construção dessa gestão democrática”, diz. “É uma importante conquista porque conseguimos garantir, por exemplo, que a rede municipal a partir de agora tenha grêmio estudantil”, ressaltou o líder estudantil.

O diretor da União Sergipana dos Estudantes Secundaristas (Uses), Daniel Santos dos Anjos, enalteceu que a gestão democrática se tornou uma bandeira de luta no movimento estudantil. O grande marco da gestão democrática, na ótica do diretor da Uses, está na garantia de que os diretores das escolas mantidas pelo município serão escolhidos pela comunidade escolar, através de eleições diretas, e não mais por indicação do prefeito. “Essa é uma vitória muito grande, pois garantimos um espaço onde agora o estudante vai ter a possibilidade para escolher o seu diretor, aquele que garanta o seu espaço de dizer o que está errado e o que está certo, além dos professores e servidores”, desta Daniel dos Anjos.

Comunidade acompanha solenidade na prefeitura

A professora Adenilde de Souza Dantas, que participou da solenidade representando o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese), observou que a gestão democrática está prevista no Plano Municipal de Educação aprovado há dois anos em Nossa Senhora do Socorro. “A gestão democrática é muito importante para toda rede, toda comunidade escolar, porque agora todos serão escolhidos pela participação popular. É um avanço muito grande para a educação do município”, considera.

Por Cássia Santana,
com informações da Ascom/Socorro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais