Ornamentação de ruas é tradição do São João

Rua Simão Dias

Durante os festejos dos santos juninos, os aracajuanos deixam marcas na cidade que expressam a alegria dessas comemorações. Uma dessas marcas é a tradição de enfeitar as ruas, hábito que atravessa gerações. Da zona sul à zona norte, os cordões de bandeirolas são, nesta época do ano, quase obrigatórios.

Dona Neilde Vieira, aposentada, tem 78 anos e há 54 mora na rua Simão Dias, centro de Aracaju. “Desde que vim morar aqui, as pessoas já decoravam a rua. Todos participam, minha mãe, por exemplo, sempre gostou da festa. No dia de arrumar a rua é uma festa. Uns esticam o barbante, outros grampeiam as bandeirinhas e os mais novos amarram”, relata a aposentada.

Na noite ontem, 24, dia de São João, um trecho da rua foi fechado, os moradores contrataram sanfoneiro, acenderam fogueira e improvisaram a quadrilha junina. “Eu sempre fui animada. Até hoje, gosto de dançar e brincar São João”, afirma dona Neilde.

Para manter a tradição, nada melhor do que reunir várias gerações. “Só da minha família, vem mais de trinta pessoas, entre irmãos, filhos, netos. Até minha irmã que mora no Rio de Janeiro veio, este ano, passar o São João conosco”, diz.


 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais