A Copa Nordeste de Ciclismo, competição realizada em Aracaju, entre os dias 29 e 31 de julho, dentro da programação de encerramento dos I Jogos Esportivos de Inverno, serviu para mostrar que além da capacidade de promover grandes eventos esportivos, o Estado de Sergipe mostrou também, que tem grandes atletas nesse esporte. O estado conquistou o título de campeão geral da competição e se credenciou a promover no próximo ano, uma das etapas do Campeonato Brasileiro de Ciclismo.
Presente à competição em Aracaju, o presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo, José Luis Vasconcelos, elogiou o trabalho de organização da Federação Sergipana de Ciclismo e o apoio do Governo do Estado ao evento. “Sergipe conquistou um título que perseguia há muito tempo. Foi vice-campeão em Maceió e este ano. Conquistou o título de campeão, aqui em Aracaju. Vocês estão de parabéns, não só pelo troféu de campeão geral, mas principalmente pela capacidade de organização demonstrada. Não posso esconder, que no próximo ano, nós teremos aqui uma das etapas do Campeonato Brasileiro, não sei ainda de qual categoria”, prometeu José Luis Vasconcelos.
OS CAMPEÕES
Sergipe conquistou o titulo de Campeão Geral da XVIII Copa Nordeste de Ciclismo, ao somar 40 pontos. Rio Grande do Norte foi medalha de prata com 28 pontos, Pernambuco ficou em terceiro lugar com 24 pontos, seguido da Paraíba com 22 pontos.
Na classificação individual, o grande destaque de Sergipe foi o jovem Gideone Rodrigues de 15 anos, medalha de ouro do Circuito com o tempo de 24’21” e ouro também na prova de resistência. Erick Wagner de Pernambuco e Wellington Borges do Maranhão foram medalhas de prata e bronze respectivamente. Sergipe foi ouro também na Master C, com José Adalberto. O brilho feminino ficou por conta de Viviane Lourenço, medalha de prata no prova de resistência da Categoria Elite.
O campeão individual da prova de Resistência da categoria Elite foi o paraibano Igo Pereira dos Santos, que colocou uma dianteira de 55” sobre os demais concorrentes