![]() |
Coisas do futebol: Sergipe joga melhor, mas só marca quando o Itabaiana tem o domínio da partida (Fotos: Portal Infonet) |
Jogo com cara de decisão, com muita preocupação tática e muitos lances de perigo. Foi assim o primeiro clássico do Sergipe no ano, quando recebeu o Itabaiana no Batistão e saiu com uma vitória suada, por 1×0, com um gol de Rafael, num lance oportunista.
O público não foi dos maiores, mas esteve agitado desde o início da partida. Alguns tricolores chegaram a descer a Serra, mas o número também não chegou a surpreender. A torcida local veio em maior número com relação às outras partidas do ano, apesar de não lotar o seu setor das arquibancadas. O saldo total foi de um público em torno de 2.500 presentes, ainda abaixo do esperado.
Os dois times vinham diferentes para o jogo em termos ofensivos. Muito acostumados a jogar pelos lados do campo com um homem de referência na área – principalmente Carlinhos e Lucão do lado colorado; e Nininho e Reinaldo do lado tricolor – as equipes apostaram em uma nova estratégia ofensiva e coincidiram.
As duas optaram por jogadas mais centralizadas, evitando o uso excessivo de bolas alçadas na área. O jogo ganhou emoção e jogadas mais pegadas, assim como possibilitou que as roubadas de bola fossem transformadas em contra-ataques rápidos, devido à exposição das duas defesas.
O que aconteceu
![]() |
Legenda |
O Itabaiana começou tendo uma sequencia de escanteios a seu favor, mas não aproveitou. Logo na sequencia foi a chance do Sergipe, quando Carlinhos recebeu lançamento dentro da área mas parou em Sérvulo.
Aos 12 minutos, Fabinho teve sua chance, quando, num contra-ataque disparou pela direita e bateu forte. A bola desviou na zaga e foi pra fora. O Itabaiana respondeu na mesma moeda, quando Wilson Jr recebeu bola roubada no meio de campo e arrancou pela esquerda, bateu cruzado para fora.
O Sergipe voltou a assustar a torcida tricolor quando Lucão disputou bola no ataque, tirou do zagueiro e bateu forte, mas por cima do gol. O Sergipe dominava a partida a essa altura do jogo. Fabinho começou a jogar mais pelos lados, criando varias chances através de cruzamentos. Numa delas Lucão subiu mais que a zaga, mas não acertou um bom cabeceio.
Com os adversários devidamente estudados, ambas as equipes passaram a sair de forma mais cautelosa ao ataque, o que fez o jogo perder ritmo e número de passes errados aumentar consideravelmente.
Aos 38, Rodrigo soltou o pé do meio da rua e Servulo foi obrigado a tocar na bola para evitar o gol. O lance levantou a torcida colorada, mas o escanteio não teve efeito.
O Itabaiana chegava à frente, mas não tinha precisão no chamado "último passe", sempre esbarrando na defesa do Sergipe que tinha boa atuação na noite. O time tinha dificuldades na saída de bola também.
David também teve a sua chance após uma jogada trabalhada na frente da área tricolor: o lateral bateu forte de esquerda, mas a bola teimou mais uma vez em passar por cima da meta.
Antes do fim do primeiro tempo a bola chegou a entrar, mas não valeu: Rafael recebeu bom passe de Carlinhos, mas estava completamente impedido.
Segundo tempo
![]() |
Público do clássico não foi dos melhores, mas participou da partida. |
O segundo tempo começou diferente. O Itabaiana voltou mais organizado, enquanto o Sergipe não manteve a mesma posse de bola, apesar da troca de Claudio pelo lateral Parral, tendo à disposição ter um atleta de melhor toque de bola, que era David, agora na zaga
Logo aos 5 minutos, após roubada de bola de Junio Quiboa, o Itabaiana armou bem o contra-ataque, e saiu com dois atacantes contra apenas um zagueiro colorado. Edson tabelou com Wilson Junior tabelou mas acertou o poste direito de Marcão desperdiçando uma chance incrível.
O Itabaiana jogava bem e perdeu um gol feito. O Sergipe, que não voltou bem, fez o inverso. Na primeira boa chance que teve, a zaga tricolor vacilou, perdeu a bola próximo à área e deixou Lucão cruzar na medida para Rafael mergulhar e abrir o placar.
Aos 19 minutos o Tremendão chegou com qualidade. Wilson Junior arrancou da esquerda para o centro, passou para Julio levantar a bola e solta o pé. Marcão estava atento e espalmou para o lado.
Aos 28, Wilson Junior recebeu novo lançamento de qualidade mas foi derrubado na entrada da área por Emerson, que recebeu o amarelo. Na falta André acertou a barreira desperdiçando mais uma grande chance. O Sergipe tirou Fernando Pilar e colocou Junior Borracha na expectativa de dar mais qualidade ao contra-ataque, a exemplo do que aconteceu contra o River.
![]() |
Vermelinho assume liderança provisória e agora vai enfrentar o Confiança em mais um clássico. |
Mais um gol foi anulado aos 30 minutos, exatamente num lance de contra-ataque, Fabinho Cambalhota aproveitou uma sequência de erros da zaga do Itabaiana e mandou para o gol. O bandeira apontou impedimento em um dos lances do bate-rebate.
O Tremendão mexeu para colocar o time para a frente. Sacou o lateral Nininho e colocou o atacante Reinaldo Gaucho enquanto homem de referência no ataque.
O Itabaiana voltou a ter uma boa chance em falta cobrada por Matuto, mas Marcão trabalhou muito bem. O lateral tricolor foi substituido logo na sequência, pelo defensor Carlos Alberto. Era Freitas Nascimento dando consistência ao sistema defensivo enquanto mandava o time atacar com força total.
O jogo voltou a ficar muito bom na reta final com chance de ambos os lados. Enquanto o Ita deu sorte na falta de pontaria de Carlinhos num lance construido pelo lado esquerdo, o Gipão se salvou com a segurança de Marcão em um grande chute de Andre da entrada da área.
Na sequencia, já aos 37 minutos de jogo, Lucão recebeu na entrada da área e encheu o pé. Servulo precisou espalmar de qualquer jeito para evitar mais um gol colorado.
O final da partida foi de pura pressão do Itabaiana, aproveitando os cinco minutos concedidos de acréscimos pelo juiz Wendel Oliveira. Mas o ataque do tricolor esbarrou em Marcão e na consistência da defesa colorada.
O Sergipe vai ao grande clássico contra o Confiança com moral e nas graças da torcida, já que recupera provisoriamente a liderança. Já o Tremendão volta a ser derrotado após 5 partidas sem derrota, e vai ao jogo do fim de semana, contra a surpresa Socorrense, precisando da vitória a qualquer custo, caso queira continuar no grupo dos quatro clubes que seguem às semifinais do Sergipão 2013.
Ficha Técnica
Sergipe: Marcão, Carlinhos, Emerson, Cláudio (Parral), Jailson, David, Fernando Pilar (Junior Borracha), Rodrigo, Rafael (Lelo), Fabinho Cambalhota e Lucão.
Itabaiana: Servulo, Gilberto Matuto (Carlos Alberto), Silvio, Andre Nunes, Nininho (Reinaldo), Anderson, Junior Quiboa (Miguel Prestes), Edson, Andre, Gilmar e Wilson Jr.
Arbitragem: Wendel Oliveira, Cleriston Clay Barreto Rios e José Carlos Vieira Santos
Cartões: Sergipe: Claudio Baiano, Jailson e Emerson; Itabaiana: Nininho e Jailson.
Público: 2.538 presentes
Por Irlan Simões
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B