![]() |
Queda de energia não alterou muito as coisas. Itabaiana foge do rebaixamento (Fotos: Portal Infonet) |
Quem teve a oportunidade de acompanhar o Itabaiana na Copa do Nordeste poderia achar que o Campeonato Sergipano teria como destaque a equipe da Serra. Com um bom elenco, muito dinheiro entrando e um técnico rodado como Freitas Nascimento, nenhum prognóstico apontaria para o que aconteceu com o Tremendão.
Perdendo por 1 a 0 para o Olímpico, com gol de Carlinhos, o Itabaiana se salvou do rebaixamento graças ao gol milagroso de Brasinha aos 47 minutos do segundo tempo, em outra partida, entre Estanciano e Boca Junior. Um heroísmo acidental, que merecia até “bicho” para o atleta do Canarinho do Piauitinga.
O jogo
O clima que envolvia o jogo era tão tenso que pouco vale a pena falar da partida. Aliás, os times também não ajudaram. Anotados, apenas quatro lances realmente podem ser destacados. Todos entre os 20 e os 40 minutos do primeiro tempo, no momento mais agradável da partida.
Primeiro aconteceu quando Junior Quiboa levou pela direita, fez boa jogada e tocou para dentro da área. David bateu muito fraco e o goleiro Jefersson só fez espalmar para fora. Depois foi a vez de Carlos Alberto cobrar falta na área, no bate rebate, mais uma vez, David teve a chance e bateu à queima-roupa para Jefersson fazer uma defesaça.
![]() |
Gol de Carlinhos salvou o Olímpico e assustou o Tricolor. |
Wilson Junior também criou um bom lance pela direita, passou pelo zagueiro e tocou para David. O meia do Itabaiana construiu bem o lance, driblando uma adversário, mas concluiu de forma horrorosa para fora.
O Olímpico, que até o momento jogava de forma cautelosa, sem se expor muito, teve uma boa chance quando acertou um bom contra-ataque. Carlinhos disparou pela direita e encher o pé, para Ivan espalmar para escanteio.
Fim de primeiro tempo. Os principais jogos que decidiam o rebaixamento ainda não haviam registrado nenhum gol. Tudo parecia muito calmo para o Ita.
Segundo tempo
Logo aos 5 minutos, Carlinhos recebeu na intermediária, chapelou Edinho e bateu forte de longe, a bola pingou, enganou Ivan e entrou no canto direito do goleiro tricolor. Era o Olímpico saindo na frente no placar e assutando os cerca de 550 torcedores do Itabaiana que foram “reforçar” a equipe.
Dentro de campo o Itabaiana era incapaz. Não conseguia fazer valer a camisa que vestia onze jogadores totalmente perdidos e um treinador praticamente sem grandes opções. Dario Lourenço fez três alterações que não mudaram muito até o fim da partida.
![]() |
Olímpico também corria risco de rebaixamento, e jogou muito melhor. |
O Itabaiana praticamente não havia criado nada. Num lance de ataque de Wilson Jr, o refletor do estádio volta a apagar.Problema que vem se repetindo desde a Copa do Nordeste e não foi solucionado pela administração do estádio.
Antes do reestabelecimento da iluminação, alívio. A torcida comemora quando rádio anuncia o gol do Estanciano aos 47 minutos do segundo tempo. O gol classificava o canarinho e rebaixava o Boca Junior, livrando, no saldo de gols, o Itabaiana do rebaixamento, mesmo com a derrota.
Bastou ao Tremendão reiniciar a partida, sofrer a oitava derrota em 18 jogos e dar fim à uma campanha vergonhosa, que irritou torcedores, estressou dirigentes e foi composta por um amontoado de jogadores que nunca se interessaram pelo futebol sergipano e voltarão para casa como se nada tivesse acontecido.
Na saída, um a um, os jogadores eram vaiados, xingados e criticados. As únicas exceções foram o atacante Wilson Junior, o goleiro Ivan, o volante Anderson Paulista e o treinador Dario Lourenço.
![]() |
Torcedores esperaram a saída de todos os membros. Poucos se salvaram das vaias. |
O comandante, em especial, fez declarações sobre as dificuldades de ter um time desestabilizado em campo. O elenco foi formado por Freitas Nascimento, mas foi se desmontando e perdendo o rumo. Missão cumprida, tempo de repensar o clube e a forma de fazer futebol em Itabaiana.
FICHA TÉCNICA
ITABAIANA: Ivan, Carlos Alberto, Rogério, Andre Nunes e Nininho (Gilmar) Anderson, Junior Quiboa, Rafael e David (Junior Santos), Wilson Junior e Edinho (Miguel Prestes). Técnico: Dario Lourenço
OLIMPICO: Jeferson, Jaedson, Eri, Jadson e Fernandinho, Lima Paraiba (Buiú), Carlinhos (Kempes), Piau e Heidson, Danilo e Michel. Técnico: Pedrinho
Cartões: Itabiana: Wilson Jr, Anderson; Olimpico: Jaedson
Gols: Carlinhos aos 5 do 2º tempo, para o Olímpico
Arbitragem: Rogério Lima da Silva, Cleriston Cley e Ailton Farias
Por Irlan Simões
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B