|
Os jogos de handebol foram realizados no Purificação (Fotos: Portal Infonet) |
Estudantes de 12 a 14 anos participam da XXX edição dos Jogos da Primavera. Nesta segunda-feira, 5, quatro equipes nas modalidades de handebol participaram das disputas. Na quadra do Colégio Purificação, o COESI (AJU) enfrentou o time da Escola Municipal João Nascimento Filho (EST) e o CE Arabela Ribeiro (EST) X CE Gov. Valadares (AJU).
Antes do início das competições, os atletas puderam treinar e sentir o clima do jogo que estava por vir. O atleta do Coesi, Leonardo Canabrava, 13 anos, diz estar confiante na competição. “ Esse ano nós estamos com um elenco mais competitivo. O time mais forte é o do Salesiano. Estamos fazendo treinamento físico, os fundamentos das jogadas. A única coisa difícil no jogo é marcar o adversário, mas estamos treinando muito e vamos tentar bater o Salesiano que são os campeões dos Jogos da TV Sergipe”, diz.
Taise Ribeiro Souza é treinadora do Coesi e defende a prática do esporte “O handebol é um dos esportes mais praticados nas escolas depois do futebol de quadra. É um esporte dinâmico, muitos acham que por ser de contato, é violento, mas não é. Trabalha a coordenação motora das crianças, é um esporte completo. Hoje é o segundo jogo, e no primeiro perdemos para o Arqui por 22 a 13. Hoje vamos jogar contra o João Nascimento”, afirma.
Baixo nível
|
||||
Competições seguem até o dia 15 de agosto
|
O presidente da Federação Sergipana de handebol, Alexandre Cerqueira Pereira, diz que apesar das competições responsáveis por divulgar o esporte, ainda há muito o que ser feito. “Para o nível que Sergipe já teve, hoje é triste ver, porque o nível ainda está abaixo do que a gente gostaria. Falta um monte de coisa, mas eu vou colocar a carapuça maior nos próprios profissionais de educação física. É preciso que os profissionais se interessem um pouco mais pela sua área profissional. Uma outra coisa é o desinteresse das crianças, pois a informática, oferece a possibilidade das crianças se divertirem sem praticar esporte. algo que precisa ser mudado”, informa.
Competições
As competições seguem até o dia 15 de agosto com jogos nas modalidades de atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, dentre outros.
O evento serve como seletiva para os Jogos Escolares da Juventude realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) que acontecerá em Natal (RN) no mês de setembro.