Parceria entre Sejesp e UFS beneficiará paratletas

Sejesp e UFS firmam parceria para ampliar número de paratletas (Foto: arquivo Portal Infonet)

Aracaju vem abrindo portas para a inclusão através do incentivo ao esporte paraolímpico. E atentos a isso, representantes do departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe estiveram na Secretaria da Juventude e do Esporte (Sejesp) para firmar parceria com o objetivo de ampliar o número de pessoas com deficiências praticando esportes.

Os professores Ailton Oliveira e Marcelo de Castro, que realizam o Projeto Paradesportivo de Sergipe, explicaram como funciona a iniciativa. Duas vezes por semana a UFS cede espaço para que os professores que fazem parte do projeto incentivem a pratica esportiva a pessoas com necessidades especiais. Atualmente 30 pessoas fazem parte do grupo, que realiza atividades como Parabadminton, Handebol com cadeira de rodas, Futebol para deficientes auditivos, Bocha e Atletismo.

“O nosso objetivo hoje é divulgar mais esse projeto e com isso atrair novos adeptos. Sabemos que para o adulto, é mais complicado procurar uma atividade esportiva. Mas precisamos reforçar a ideia de que a prática esportiva é sinônimo de saúde. Contar com a parceria da Sejesp será importante para conquistar novos alunos”, disse Marcelo de Castro, coordenador do projeto.

Para o professor Ailton Oliveira, a Sejesp poderá contribuir também através dos exemplos dos paratletas que fazem parte do programa Bolsa Atleta."Com a parceria da Sejesp, os nossos alunos podem aprender com quem já disputa campeonatos locais, nacionais e internacionais. Sem dúvida que essa parceria e outras que estamos preparando irão fortalecer o esporte paraolímpico de Aracaju", explicou o professor.

A parceria entre UFS e Sejesp tem se intensificado com a atual administração municipal. Desde o início do ano projetos como o ProTec atletas, iniciativa voltada para melhorar o desempenho dos esportistas do Bolsa Atleta, e ações como o apoio a palestras e workshops, tem sido rotina. A aproximação com a universidade tem sido fator bastante comemorado pelo secretário Carlos Eloy.

"O departamento de Educação Física da UFS tem mostrado o quanto é preocupado com o desenvolvimento do esporte na nossa capital. Nada mais justo que nos unirmos para que atletas e paratletas tenham sempre ferramentas para crescerem no esporte. Contribuir com o incentivo através de nossos bolsistas paraolímpicos e apoiar esse projeto é dar sentido a superação desses guerreiros, pois quem ganha com essa parceria são os paratletas", reforçou Eloy.

Os interessados em praticar as atividades oferecidas pelo Projeto Paradesportivo, ou contribuir para agregar novas modalidades esportivas, devem procurar o coordenador do projeto no departamento de educação física da UFS, que fica na Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos, Av. Marechal Rondon, s/n, Jardim Rosa Elze, São Cristóvão.

Fonte: Sejesp

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais