![]() |
O tema pode ser de adolescentes no contexto da Copa do Mundo 2014 |
Com a proximidade da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil, os segmentos mais vulneráveis da população, sobretudo as crianças e os adolescentes, merecem atenção diferenciada. Problemáticas como a violência sexual, o trabalho infantil e o uso de drogas tendem a agravar-se caso não sejam adotadas claras medidas para sua prevenção e enfrentamento, no rol dos programas e políticas relacionados aos eventos esportivos.
Diante disso, na semana de comemoração dos 23 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), foi lançada a VII edição do Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo. Adotando um foco especial, esta edição irá apoiar projetos de investigação jornalística sobre questões relacionadas à proteção e promoção dos direitos de crianças e adolescentes no contexto da Copa do Mundo de 2014. Também estará em perspectiva o legado social que a realização dos grandes eventos pode deixar para essa parcela da população.
Diferentemente de outras iniciativas na área do jornalismo, o Concurso Tim Lopes não premia reportagens já veiculadas. O projeto seleciona as melhores propostas de reportagem e oferece apoio técnico e financeiro para sua realização. São cinco as categorias para esta edição: “mídia impressa”, “rádio”, “televisão”, “mídia online e alternativa” e “temática especial”.
As inscrições devem ser realizadas até o dia 27 de outubro de 2013, por meio do site www.andi.org.br/timlopes. Podem se inscrever repórteres, editores e chefes de reportagem dos diferentes tipos de veículos, além de comunicadores populares, estudantes e professores de cursos de comunicação (na categoria “mídia online e alternativa”).
Fonte: Instituto Recriando