![]() |
Competições acontecem no Ginásio Constâncio Vieira (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
Entre os dias 18 e 20 de outubro Aracaju irá sediar a primeira edição da Copa das Federações de Taekwondo. Promovido pela Federação Sergipana, o evento tem a chancela da Confederação Brasileira de Taekwondo e terá caráter seletivo para a formação da seleção brasileira. A expectativa é de que 500 atletas participem das competições.
As lutas serão divididas por peso e idade dos atletas. As categorias Cadete, de 12 a 14 anos; Juvenil, até 17; Sub 21, até 20 anos; e Adulto, a partir de 21, compõem a grade de competições.
O presidente da Federação de Taekwondo do Estado de Sergipe, mestre Eduardo Gonçalves, explica a dinâmica do evento. “Além de funcionar como seletiva, a copa vale pontuação no ranking. Os atletas que estão almejando adentrar a seleção são os das categorias Adulto e Sub 21. No final do ano, aqueles que estiverem em 1º, 2º e 3º lugares no ranking de cada categoria disputam com aqueles que já estão na seleção e passam a integrá-la caso vençam”, diz.
O processo deve se repetir anualmente até 2016, ano das próximas Olímpiadas. “Com a autorização do responsável, os atletas do Juvenil podem participar das categorias Adulto ou Sub 21 com a autorização dos pais. E quem participa hoje da Juvenil, no ano que vem já estará na idade de disputar vaga na seleção. Por isso que a pontuação no ranking é tão importante”, completa mestre Eduardo.
Como destaques sergipanos do Taekwondo, o presidente da Federação aponta os nomes de Marcos Paulo Alves, da categoria 80 kg; e Tarcício Ramissés, da categoria até 68 kg, como destaques do Adulto Masculino. José Ailton Couto Júnior, das categorias Sub 21 e Adulto até 63 kg; e André Cruz, do Juvenil até 55kg, são outros destaques revelados pelo mestre Eduardo. No feminino, Mikelly Correia Leite, categoria até 74kg Adulto; Mayane Caldeia, categoria Sub 21 e Adulto até 55 kg; e Íris Larisse, da categoria Juvenil até 59 kg se somam à lista de revelações sergipanas.
Além da pontuação no ranking, os melhores colocados serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. As competições acontecem no Ginásio Constâncio Vieira, entre as 8h e 18h. O evento conta com o apoio da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (Seel) e da Secretaria da Juventude e do Esporte (Sejesp).
Por Nayara Arêdes e Verlane Estácio